Terminal Intermodal de Campanhã vai ser inaugurado esta quarta-feira

| Norte
Porto Canal

O Terminal Intermodal de Campanhã vai ser inaugurado esta quarta-feira.

Com esta nova obra, a Câmara do Porto quer retirar a maior parte dos transportes públicos do centro da cidade.

A luz verde foi dada pelo executivo da camara do Porto e a abertura do Terminal Intermodal de Campanhã obrigou a alteração das rotas do serviço público de transportes.

Pela nova infraestrutura vai passar uma parte significativa do transporte público com origem e destino na cidade.

Mais especificamente, este terminal vai acolher as linhas intermunicipais provenientes de São João da Madeira, de Gondomar, com as linhas de Alto de Barreiros, Gramido, medas e Souto; de Paredes através da linha Sarada; Penafiel, com a linha Sebolido e do Porto, através da própria estação de Campanhã.

Já o Parque das Camélias, na zona da Batalha, vai receber as linhas intermunicipais provenientes de Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, e Vila Nova de Gaia.

A interface da Casa da Música receberá as linhas intermunicipais da Maia, Matosinhos, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia.

Enquanto que a interface do Estádio do Dragão acolhe as linhas intermunicipais de Gondomar, Valongo e Paredes e o terminal do Viso as linhas da Maia.

Já o polo intermodal da Asprela vai receber as linhas de Gondomar, Maia, Trofa, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Lousada, Santo Tirso, Famalicão, Valongo e Póvoa de Varzim.

A Infraestrutura de Campanhã, onde todas as linhas se vão encontrar, foi projetada pelo arquiteto Nuno Brandão Costa, e vai começar a ser utilizada agora em julho, por motivos estratégicos.

Rui Moreira explica porque preferiu a alteração em julho e não em setembro (menos passageiros, mais facilidade antes de as escolas voltarem a abrir).

Esta quarta-feira, dia 20 de julho, a cidade do Porto vai ingressar assim numa nova era da mobilidade.

O Terminal Intermodal de Campanhã vai contribuir ainda para uma redução significativa dos gases com efeito de estufa no centro do Porto. A estimativa do executivo é que, em cinco anos, a diminuição seja de cerca de 5,2 toneladas de dióxido de carbono.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.