Bancos da zona euro endurecem concessão de crédito no 2.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Frankfurt, Alemanha, 19 jul 2022 (Lusa) - O BCE afirma que os bancos endureceram no segundo trimestre os padrões da concessão de crédito às empresas e às famílias, para a compra de casa e consumo, devido à incerteza e porque a política monetária é menos expansionista.

Na sequência do último inquérito sobre o crédito bancário, o Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que 16% dos bancos inquiridos afirmaram ter tornado as condições da concessão de crédito mais restritivas para as empresas no segundo trimestre (contra 6% no primeiro trimestre).

O BCE indicou também que 24% dos bancos inquiridos disseram ter tornado as condições dos empréstimos às famílias para a compra de casa mais restritivas (contra 2% no primeiro trimestre).

Assim, 9% dos bancos da zona euro endureceu as condições dos empréstimos ao consumo no segundo trimestre, contra 5% que as aliviaram no primeiro trimestre.

Os bancos tornaram as condições para os empréstimos hipotecários mais rigorosas de forma acentuada e moderada para os empréstimos ao consumo e outros empréstimos às famílias.

As normas de crédito são orientações ou critérios internos dos bancos para a aprovação de empréstimos.

Os bancos consideram que os riscos aumentaram e a tolerância ao risco foi reduzida e, por conseguinte, apertaram os critérios para a concessão de empréstimos às empresas "no contexto de maior incerteza, problemas da cadeia de abastecimento e preços elevados da energia e dos fatores de produção", afirma o BCE.

Além disso, a política monetária é menos expansionista e os custos de financiamento para os bancos e restrições do balanço aumentaram.

Como resultado, os bancos da zona euro apertaram as condições da concessão de crédito às empresas e às famílias no segundo trimestre.

Os bancos planeiam apertar as condições de empréstimo no terceiro trimestre.

O BCE conduziu este inquérito, que realiza quatro vezes por ano para melhor compreender a concessão de crédito dos bancos, entre 10 e 28 de junho, entre 153 bancos da zona euro.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.