Greve na IP levou à supressão de 492 comboios até às 14:00

| Economia
Porto Canal / Agências

A CP - Comboios de Portugal suprimiu 492 das 691 ligações programadas entre as 00:00 e as 14:00 de hoje, devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP), disse à agência Lusa fonte oficial da empresa.

De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa, entre as 00:00 e as 14:00 estavam programados 691 comboios e foram efetuados 199, dos quais nove de longo curso, 47 regionais, 99 urbanos de Lisboa e 44 urbanos do Porto.

Este é o segundo dia de greve, não consecutivo, dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, depois de na terça-feira a paralisação ter levado a CP - Comboios de Portugal a suprimir 903 das 1.274 ligações programadas entre as 00:00 e as 22:00.

A CP já tinha informado que previa "fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, em todos os serviços" durante os dois dias da greve. Aviso idêntico tinha igualmente sido feito pela Fertagus.

Por seu lado, a IP - Infraestruturas de Portugal, empresa gestora da rede ferroviária, informou na sua página da internet que durante a greve garantiria "a abertura de 30% do seu canal ferroviário para o serviço Urbanos -- Lisboa e Porto, e 25% para as restantes circulações, nos termos dos serviços mínimos acordados" com a Aprofer -- Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário.

A greve abrange os perto de 300 trabalhadores do Comando e Controlo Ferroviário da IP, que regulam a pontualidade e a segurança de 100% das circulações ferroviárias e que estão concentrados nas estações de Braço de Prata, Contumil e Setúbal, ou seja, nos centros de comando operacionais (CCO) de Lisboa, do Porto e de Setúbal.

Conforme explicou anteriormente o presidente da Aprofer, Adriano Filipe, em greve estarão os supervisores e os operadores de comando ferroviário e de permanência geral de infraestruturas ferroviárias.

À Lusa, o responsável adiantou que na base da greve está a reivindicação de um sistema de formação profissional próprio para os centros de comando operacionais, de um sistema de avaliação e desempenho específico para estas funções e de uma atualização nas remunerações.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.