Estátua do Ardina removida temporariamente da Praça da Liberdade, no Porto, a propósito das obras da nova linha de metro

Porto Canal
A Estátua do Ardina foi removida temporariamente da Praça da Liberdade, no Porto. Ao que apurou o Porto Canal na passada quarta-feira, dia da retirada da estátua, esta operação foi a propósito das obras da nova linha (linha rosa) de metro. A estátua irá ser restaurada após a conclusão das obras, estimada para o final de 2023, início de 2024.
A obra de arte, da autoria do escultor Manuel Dias, remonta à década de 90 e trata-se de uma escultura que homenageia o homem que vendia jornais pelas ruas do Porto, foi vandalizada em junho de 2021, tendo ficado sem uma mão e o jornal que segurava, mas os elementos acabaram por ser recuperados pela PSP.