Nova ministra da Educação britânica demite-se

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 07 jul 2022 (Lusa) - A nova ministra da Educação britânica, Michelle Donelan, nomeada na quarta-feira, anunciou hoje a demissão do cargo e o novo ministro das Finanças Nadhim Zahawi apelou a Boris Johnson para "se demitir".

"Primeiro-ministro, no fundo você sabe que é a melhor coisa a fazer: demita-se agora", disse Zahawi que substituiu na quarta-feira o responsável pelas Finanças Rishi Sunak.

O apelo de Zahawi foi transmitido através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter e dirigida publicamente ao primeiro-ministro.

Por enquanto, Zahawai não comunicou se vai manter-se no executivo.

A nova ministra britânica da Educação, que também tinha sido nomeada na quarta-feira, apresentou hoje a demissão depois de ser conhecida a decisão do ministro para a Irlanda do Norte. 

Brandon Lewis, demitiu-se hoje em protesto contra a continuidade do primeiro-ministro, Boris Johnson, sendo que mais de 40 membros do executivo apresentaram a demissão desde quarta-feira.

Brandon Lewis, ex-ministro para a Irlanda do Norte, disse que "lamenta profundamente" deixar o executivo, frisando que "de um governo se espera honestidade, integridade e respeito mútuo".

São cada vez mais os membros do Governo que decidiram renunciar aos cargos em protesto pelos contínuos escândalos que envolvem Boris Johnson.

Hoje, pouco depois de se conhecer a decisão de Brandon Lewis também apresentaram a demissão o secretário de Estado da Segurança, Damian Hinds, e a secretária de Estado do Tesouro, Helen Whateley, além da nova ministra da Educação.

 

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.