Luísa Salgueiro garante que Governo está a responder às reivindicações da Associação Nacional de Municípios na descentralização de competências

| Política
Porto Canal

A Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, garantiu na reunião do Conselho Diretivo da ANMP na passada terça-feira, que o Governo está a responder às reivindicações da Associação Nacional de Municípios na descentralização de competências. Carlos Moedas também presente no Conselho Diretivo disse que acredita que o problema com o envelope financeiro ficará resolvido no acordo com o Governo que será conhecido em breve.

Para que seja resolvida esta questão, a ANMP tem que assinar o documento que já está na posse da associação para que haja um acordo com o Governo no que diz respeito à descentralização de competências. No entanto, Luísa Salgueiro considerou que não há "vozes dissonantes neste processo" mesmo quando existem autarquias que ameaçam seguir os passos do município do Porto.

Além disso, depois da reunião do Conselho Diretivo em Coimbra a direção acredita que o problema com o envelope financeiro da descentralização de competências ficará resolvido com este acordo.

Até agora, ao que se sabe, só o envelope financeiro da pasta da educação é que foi revisto mas, mesmo assim, os autarcas consideram uma revisão insuficiente .

 

 

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.