Auditoria da Deloitte dá conta que Novo Banco falha na busca de património dos seus devedores 

Auditoria da Deloitte dá conta que Novo Banco falha na busca de património dos seus devedores 
| Economia
Porto Canal

A auditoria da empresa Delloite ao Novo Banco dá conta de uma falha na busca de património dos seus devedores. Ao que apurou o Porto Canal, essa procura de bens, para cobrir créditos por pagar ou para renegociar dívidas, não cobre nem todos os devedores, nem todos os seus ativos. 

Segundo o relatório de auditoria da Deloitte "o processo de pesquisa do património dos devedores e avalistas apresentam limitações ao nível da sua abrangência e do seu timing de execução”. 

Além disso, "os procedimentos de pesquisa de património dos devedores e avalistas (internos e externos) apenas estão implementados para os devedores que estão sob a esfera de responsabilidade em termos de acompanhamento e monitorização do departamento de recuperação de crédito".

Exemplos dados pela Deloitte dizem que há, pelo menos, um devedor que não é identificado, pois assim ficou definido no Parlamento, que só em 2020 gerou perdas de 40 milhões de euros.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.