Vários mortos em tiroteio na Dinamarca. Suspeito é dinamarquês e tem 22 anos

Vários mortos em tiroteio na Dinamarca. Suspeito é dinamarquês e tem 22 anos
| Mundo
Porto Canal / Agências

Várias pessoas morreram num tiroteio no centro comercial Field's, em Copenhaga, capital da Dinamarca, revelou a polícia. Uma pessoa foi detida.

O chefe da polícia de Copenhaga, Soeren Thomassen, anunciou que um jovem dinamarquês de 22 anos foi detido. Desconhece-se, para já, o motivo do ataque, mas a polícia não descarta a possibilidade de que o incidente esteja relacionado com terrorismo.

O principal hospital da capital, o Rigshospitalet, recebeu um "pequeno grupo de pacientes" para tratamento, possivelmente mais de três, de acordo com a agência Reuters.

Segundo testemunhas, as pessoas que se encontravam dentro do centro comercial entraram em pânico quando começaram a soar tiros. "Não se sabia o que estava a acontecer. De repente, havia caos em todo o lado", disse Emilie Jeppesen, em declarações ao jornal local "Jyllands-Posten". Uma outra testemunha, Mahdi Al-Wazni, disse à "TV 2" que o atirador tinha uma "espingarda de caça".

Situação "é muito grave"

A autarca da cidade, Sophie Andersen, escreveu, no Twitter, que ainda não se conhece o número de mortos ou feridos, mas a situação "é muito grave".

Field's é o maior centro comercial da Dinamarca, com mais de 140 lojas e restaurantes. Todas as estradas na zona do centro comercial e a linha de metro que o liga ao centro da cidade foram fechadas e equipas de ambulância e bombeiros estão no local.

O cantor britânico Harry Styles tinha um concerto marcado para a noite deste domingo num local a 1,6 quilómetros do centro comercial. A organização disse à agência Reuters que o espetáculo vai ser realizado após estreita coordenação com a polícia local.

Um evento no sul da Dinamarca para comemorar o fim das três primeiras etapas da corrida de ciclismo do Tour de France, organizado pelo príncipe herdeiro dinamarquês e com a presença da primeira-ministra Mette Frederiksen, foi cancelado, informou a Casa Real.

+ notícias: Mundo

Johnson & Johnson suspende venda de pó de talco para bebés em todo o mundo em 2023

A Johnson & Johnson vai suspender em 2023 a venda do pó de talco para bebés em todo o mundo, após milhares de reclamações sobre a segurança do produto, suspenso já há dois anos nos Estados Unidos e Canadá.

Morreu o cartoonista francês Jean-Jacques Sempé, autor de "O Menino Nicolau"

O cartoonista francês Jean-Jacques Sempé, conhecido pelas suas ilustrações em "O Menino Nicolau" e pelos seus desenhos humorísticos nos jornais, morreu hoje aos 89 anos, confirmou a sua mulher, Martine Gossieaux Sempé, à agência de notícias AFP.

Julho foi dos meses mais quentes jamais registados no mundo

O mês passado foi um dos julhos mais quentes jamais registados no mundo, indicou, esta terça-feira, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Genebra.