Vários mortos em tiroteio na Dinamarca. Suspeito é dinamarquês e tem 22 anos

Vários mortos em tiroteio na Dinamarca. Suspeito é dinamarquês e tem 22 anos
| Mundo
Porto Canal / Agências

Várias pessoas morreram num tiroteio no centro comercial Field's, em Copenhaga, capital da Dinamarca, revelou a polícia. Uma pessoa foi detida.

O chefe da polícia de Copenhaga, Soeren Thomassen, anunciou que um jovem dinamarquês de 22 anos foi detido. Desconhece-se, para já, o motivo do ataque, mas a polícia não descarta a possibilidade de que o incidente esteja relacionado com terrorismo.

O principal hospital da capital, o Rigshospitalet, recebeu um "pequeno grupo de pacientes" para tratamento, possivelmente mais de três, de acordo com a agência Reuters.

Segundo testemunhas, as pessoas que se encontravam dentro do centro comercial entraram em pânico quando começaram a soar tiros. "Não se sabia o que estava a acontecer. De repente, havia caos em todo o lado", disse Emilie Jeppesen, em declarações ao jornal local "Jyllands-Posten". Uma outra testemunha, Mahdi Al-Wazni, disse à "TV 2" que o atirador tinha uma "espingarda de caça".

Situação "é muito grave"

A autarca da cidade, Sophie Andersen, escreveu, no Twitter, que ainda não se conhece o número de mortos ou feridos, mas a situação "é muito grave".

Field's é o maior centro comercial da Dinamarca, com mais de 140 lojas e restaurantes. Todas as estradas na zona do centro comercial e a linha de metro que o liga ao centro da cidade foram fechadas e equipas de ambulância e bombeiros estão no local.

O cantor britânico Harry Styles tinha um concerto marcado para a noite deste domingo num local a 1,6 quilómetros do centro comercial. A organização disse à agência Reuters que o espetáculo vai ser realizado após estreita coordenação com a polícia local.

Um evento no sul da Dinamarca para comemorar o fim das três primeiras etapas da corrida de ciclismo do Tour de France, organizado pelo príncipe herdeiro dinamarquês e com a presença da primeira-ministra Mette Frederiksen, foi cancelado, informou a Casa Real.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.