FC Porto (Bilhar): Dragões sagram-se Campeões da Europa

| Norte
Porto Canal

O Futebol Clube do Porto é o novo Campeão da Europa de Bilhar às Três Tabelas. A jogar em casa, em plena Academia do Estádio do Dragão, o quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira bateu os turcos do FBN Tekstil BSK no desempate por grandes penalidades e repetiu o feito que havia alcançado em 2017, quando ergueu a Taça de Europa de Clubes pela primeira vez no Dragão Arena.

Recém-coroado Campeão Europeu na vertente individual, Daniel Sánchez começou por impor a sua lei e colocou os azuis e brancos em vantagem desde cedo (40-33), só que os poderosos forasteiros responderam através de Gokhan Salman - que derrotou João Ferreira com relativo conforto (40-24). Numa final imprópria para cardíacos, Dick Jaspers via-se proibido de falhar, fez sete carambolas consecutivas e teve bola de jogo, mas errou por milímetros e Tayfun Tasdemir castigou o número um mundial pela margem mínima (40-39). A partir daqui apareceu Rui Manuel Costa, que recuperou de um atraso significativo no marcador e fez o dois igual (40-38).

As novas regras da competição ditam que, em caso de igualdade, o vencedor se decide através do desempate por penáltis e assim foi. João Ferreira e Gokhan Salman fizeram uma entrada cada, antes de Rui Manuel Costa voltar a brilhar e fazer sete seguidas. Daniel Sanchéz tremeu na terceira mesa, perdeu o duelo com Murat Naci Coklu e deixou tudo nas mãos do companheiro de equipa holandês. Dick Jaspers correspondeu às expetativas, apresentou-se em melhor forma do que nas “meias” e no tempo regulamentar da final, assinou cinco carambolas logo a abrir e colocou Tayfun Tasdemir sob enorme pressão. À terceira entrada, o turco falhou o alvo e os portistas suspiraram de alívio antes de festejarem o segundo título de Campeão Europeu de um palmarés já de si recheado.

Eis os parciais do tempo regulamentar (2-2) e dos penáltis (14-6):
Dick Jaspers 39-40 Tayfun Tasdemir (5-2)
Daniel Sánchez 40-33 Murat Naci Coklu (1-2)
Rui Manuel Costa 40-38 Lütfi Cenet (7-1)
João Ferreira 24-40 Gokhan Salman (1-1)

+ notícias: Norte

Combate estabilizado no Marão com previsão de melhorias à noite

O combate ao incêndio que lavra na serra do Marão, em Vila Real, está estabilizado, apesar da maior intensidade do vento, sendo esperadas melhorias com o cair da noite, disse à Lusa o segundo comandante distrital da Proteção Civil.

Fogo no Marão com duas frentes em zona de "difíceis acessos"

O incêndio que lavra desde a noite de sábado na serra do Marão tem duas frentes ativas em zonas de "difíceis acessos", mas não ameaça populações, disse à Lusa o segundo comandante operacional da Proteção Civil de Vila Real.

Obras na linha do Norte perturbam normal funcionamento dos comboios 

As obras na linha do Norte têm estado a perturbar o normal funcionamento dos comboios. Segundo sabe o Porto Canal, em causa está o projeto para o troço ferroviário entre Espinho, distrito de Aveiro, e Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.