FC Porto (Bilhar): Dragões sagram-se Campeões da Europa

| Norte
Porto Canal

O Futebol Clube do Porto é o novo Campeão da Europa de Bilhar às Três Tabelas. A jogar em casa, em plena Academia do Estádio do Dragão, o quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira bateu os turcos do FBN Tekstil BSK no desempate por grandes penalidades e repetiu o feito que havia alcançado em 2017, quando ergueu a Taça de Europa de Clubes pela primeira vez no Dragão Arena.

Recém-coroado Campeão Europeu na vertente individual, Daniel Sánchez começou por impor a sua lei e colocou os azuis e brancos em vantagem desde cedo (40-33), só que os poderosos forasteiros responderam através de Gokhan Salman - que derrotou João Ferreira com relativo conforto (40-24). Numa final imprópria para cardíacos, Dick Jaspers via-se proibido de falhar, fez sete carambolas consecutivas e teve bola de jogo, mas errou por milímetros e Tayfun Tasdemir castigou o número um mundial pela margem mínima (40-39). A partir daqui apareceu Rui Manuel Costa, que recuperou de um atraso significativo no marcador e fez o dois igual (40-38).

As novas regras da competição ditam que, em caso de igualdade, o vencedor se decide através do desempate por penáltis e assim foi. João Ferreira e Gokhan Salman fizeram uma entrada cada, antes de Rui Manuel Costa voltar a brilhar e fazer sete seguidas. Daniel Sanchéz tremeu na terceira mesa, perdeu o duelo com Murat Naci Coklu e deixou tudo nas mãos do companheiro de equipa holandês. Dick Jaspers correspondeu às expetativas, apresentou-se em melhor forma do que nas “meias” e no tempo regulamentar da final, assinou cinco carambolas logo a abrir e colocou Tayfun Tasdemir sob enorme pressão. À terceira entrada, o turco falhou o alvo e os portistas suspiraram de alívio antes de festejarem o segundo título de Campeão Europeu de um palmarés já de si recheado.

Eis os parciais do tempo regulamentar (2-2) e dos penáltis (14-6):
Dick Jaspers 39-40 Tayfun Tasdemir (5-2)
Daniel Sánchez 40-33 Murat Naci Coklu (1-2)
Rui Manuel Costa 40-38 Lütfi Cenet (7-1)
João Ferreira 24-40 Gokhan Salman (1-1)

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.