FC Porto (Bilhar): Dragões sagram-se Campeões da Europa

| Norte
Porto Canal

O Futebol Clube do Porto é o novo Campeão da Europa de Bilhar às Três Tabelas. A jogar em casa, em plena Academia do Estádio do Dragão, o quarteto portista composto por Dick Jaspers, Daniel Sánchez, Rui Manuel Costa e João Ferreira bateu os turcos do FBN Tekstil BSK no desempate por grandes penalidades e repetiu o feito que havia alcançado em 2017, quando ergueu a Taça de Europa de Clubes pela primeira vez no Dragão Arena.

Recém-coroado Campeão Europeu na vertente individual, Daniel Sánchez começou por impor a sua lei e colocou os azuis e brancos em vantagem desde cedo (40-33), só que os poderosos forasteiros responderam através de Gokhan Salman - que derrotou João Ferreira com relativo conforto (40-24). Numa final imprópria para cardíacos, Dick Jaspers via-se proibido de falhar, fez sete carambolas consecutivas e teve bola de jogo, mas errou por milímetros e Tayfun Tasdemir castigou o número um mundial pela margem mínima (40-39). A partir daqui apareceu Rui Manuel Costa, que recuperou de um atraso significativo no marcador e fez o dois igual (40-38).

As novas regras da competição ditam que, em caso de igualdade, o vencedor se decide através do desempate por penáltis e assim foi. João Ferreira e Gokhan Salman fizeram uma entrada cada, antes de Rui Manuel Costa voltar a brilhar e fazer sete seguidas. Daniel Sanchéz tremeu na terceira mesa, perdeu o duelo com Murat Naci Coklu e deixou tudo nas mãos do companheiro de equipa holandês. Dick Jaspers correspondeu às expetativas, apresentou-se em melhor forma do que nas “meias” e no tempo regulamentar da final, assinou cinco carambolas logo a abrir e colocou Tayfun Tasdemir sob enorme pressão. À terceira entrada, o turco falhou o alvo e os portistas suspiraram de alívio antes de festejarem o segundo título de Campeão Europeu de um palmarés já de si recheado.

Eis os parciais do tempo regulamentar (2-2) e dos penáltis (14-6):
Dick Jaspers 39-40 Tayfun Tasdemir (5-2)
Daniel Sánchez 40-33 Murat Naci Coklu (1-2)
Rui Manuel Costa 40-38 Lütfi Cenet (7-1)
João Ferreira 24-40 Gokhan Salman (1-1)

+ notícias: Norte

Violência em Guimarães: Observatório de Segurança Interna diz que falhou planeamento da PSP 

A PSP teve de enviar reforços de última hora de Lisboa para Guimarães, depois dos desacatos no centro histórico da cidade. O presidente do Observatório de Segurança Interna diz que o incidente de terça-feira podia ter sido previsto e não tem dúvidas de qe houve falhas na organização do jogo com os croatas do Hadjuk Spilit.

Abastecimento de água no Porto com constrangimentos na noite de sábado para domingo

O abastecimento de água em algumas zonas da cidade do Porto vão sofrer constrangimentos entre as 21h00 de sábado (13 de agosto) e as 12h00 do dia seguinte (14 de agosto). A situação decorre de uma intervenção numa conduta principal das obras de expansão da linha rosa do Metro do Porto, na Avenida dos Aliados. Nesse período, poderão ocorrer falhas do fornecimento.

Autoridades proibem banhos em praias de Matosinhos. Veja aqui quais e porquê

As praias de Matosinhos em que os banhos tinham sido desaconselhados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na terça-feira, após um incêndio numa fábrica de tintas, foram hoje interditadas, indicou à Lusa o capitão do porto do Douro.