Montenegro rejeita referendo à regionalização. “Não é adequado” e defende que descentralização "é um logro"

Montenegro rejeita referendo à regionalização. “Não é adequado” e defende que descentralização "é um logro"
| Política
Porto Canal

Luís Montenegro referiu no seu discurso de encerramento do 40º Congresso do PSD que “o processo de descentralização é um logro, e a responsabilidade é exclusivamente do Governo”. Quanto ao eventual referendo sobre a regionalização que o Governo prometeu para 2024, o líder social-democrata considera que "não é adequado". 

Depois de admitir como sexta prioridade um “pacto sobre a transição digital, energética e ambiental”, Luís Montenegro deixa para último a questão da descentralização.

Montenegro considera que “o processo de descentralização é um logro, a responsabilidade é exclusivamente do Governo”.

“Os municípios não são os tarefeiros da incompetência e incapacidade da administração central. Ou o poder central confia e descentraliza verdadeiramente competências e meios financeiros ou então mais vale deixar cair a máscara de vez e assumir que anda a enganar toda a gente”, diz Montenegro que rejeita, já no primeiro discurso, um referendo à regionalização.

“Quanto ao eventual referendo sobre a regionalização que o Governo prometeu para 2024, considero que também aqui temos de dizer a verdade sem tibiezas: não é adequado”.

Montenegro justifica a oposição à Regionalização com a gravidade de situação internacional, isto é, a Guerra na Ucrânia

“Fazer um referendo neste quadro crítico e delicado seria do meu ponto de vista uma irresponsabilidade, uma precipitação e um erro. Os portugueses não compreenderiam. Tenhamos as noções das prioridades, em 24 de Fevereiro não foi só o mundo que mudou. Mudou também a hierarquia das nossas prioridades, das nossas ambições e das nossas responsabilidades. Convém ter os pés bem assentes na terra e falar a verdade ao país”.

“Convém ter os pés bem assentes na terra e falar a verdade ao país. Se o governo compreender o consenso desta posição tanto melhor, se pensar de modo diferente tem todo o direto de avançar. Mas nesse caso avançada sozinho. Tem maioria absoluta, por isso pode fazê-lo, mas não terá o avalo do PSD”.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".