Congresso PSD: Moreira da Silva avisa que "existem outras dimensões" além da unidade

| Política
Porto Canal / Agências

O candidato a líder do PSD derrotado, Jorge Moreira da Silva, avisou hoje que a “unidade é um momento importante” para o partido, mas “existem outras dimensões”.

A unidade é um momento importante para o futuro do partido, mas existem outras dimensões para além da unidade”, alertou, à chegada ao pavilhão Rosa Mota, no Porto, onde decorre o 40.º Congresso do PSD.

Questionado sobre o discurso do presidente eleito, Luis Montenegro, o candidato derrotado nas eleições diretas de 28 de maio mostrou-se agradado: “Gostei da intervenção na medida em que é uma intervenção combativa, que faz uma crítica forte ao desnorte que se vive hoje com o Governo e que preanunciou um conjunto de propostas”.

Segundo Moreira da Silva, o presidente eleito fez um “belíssimo discurso, com uma boa reação dos militantes”.

O ex-ministro de Passos Coelho recusou-se a adiantar qual será o seu papel no partido de futuro, prometendo que o fará no seu discurso perante os delegados.

“Acho que é uma questão de princípio (…) considero que é meu dever, em primeiro lugar, dizer aos militantes aquilo que eu vou fazer nos próximos tempos, em que medida é que eu interpreto os apelos à unidade e como eu próprio me envolverei nesse esforço”, disse.

O 40º Congresso do PSD termina domingo, no Porto, com a posse dos novos órgãos dirigentes e o discurso final de Luis Montenegro.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.