Dança dos ex-ministros Ana Paula Vitorino e Matos Fernandes faz furor nas redes sociais

Foto: Paulo Novais
| País
Porto Canal

Ex-ministros trocaram o púlpito pela pista de dança e protagonizaram um momento inesperado no encerramento da Conferência dos Oceanos, em Lisboa, com a demonstração de uma dança que solidifica a relação entre os países coorganizadores do evento - Portugal e Quénia.

João Pedro Matos Fernandes, que se despediu em março do governo, do cargo de ministro do Ambiente e Ação Climática, protagonizou um momento descontraído com a também ex-ministra do mar, Ana Paula Vitorino, no encerramento da Conferência dos Oceanos, que se realizou em Lisboa.

O evento da ONU, que teve como lema "Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro", foi coorganizado pelos governos de Portugal e Quénia. A parceria e união entre as duas nações ficou bem explícita na sessão de encerramento, momento que ficou marcado por mais do que discursos conjuntos e declarações de amizade entre os representantes dos dois países.

No fecho desta segunda edição, Matos Fernandes e Ana Paula Vitorino, fizeram do palco uma autêntica “pista de dança” e empunhando uma bandeira do país africano, terminaram com chave d’ouro o evento, num ambiente de profunda animação.

Durante uma semana, de 27 de Junho a 1 de Julho, Lisboa foi palco de uma conferência das Nações Unidas dedicada ao oceano. Cientistas, políticos, organizações, empresas e activistas procuram encontrar soluções para proteger o oceano, numa era em que o tempo é de urgência. Do evento resultou a aprovação da Declaração de Lisboa.

+ notícias: País

Adeptos do Hajduk Split cantam “Força Benfica” no D. Afonso Henriques. Veja o vídeo

Os adeptos do Hajduk Split mostraram referências ao Benfica em pleno Estádio D. Afonso Henriques, em jogo contra o V. Guimarães, a contar para a 3ª eliminatória da Liga Conferência. Estas referências ao clube da luz não são surpresa, uma vez que as claques “Torcida Split” e “No Name Boys” têm um histórico de amizade que perdura, desde a década de 90, como ficou provado nos desacatos que ocorreram na cidade berço, na véspera do encontro.

Sérgio Figueiredo recebeu 2.300 euros por dia durante 13 dias da Câmara de Lisboa

A empresa detida pelo antigo diretor da TVI, em sociedade com a namorada, Margarida Pinto Correia, foi contratada em 2020 pela Câmara Municipal de Lisboa, à data liderada por Fernando Medina, para realizar vídeos “filmados pelos telemóveis das próprias figuras públicas envolvidas” para promover o comércio local. O contrato foi avaliado em 30 mil euros e executado em 13 dias.

Elevada rotatividade de professores afeta mais as escolas carenciadas, revela estudo

A rotatividade de professores “é elevada” e “preocupante” em Portugal, segundo um estudo nacional que revela que é nas escolas socioeconómicas mais desfavorecidas que os docentes menos querem estar.