Novo Aeroporto de Lisboa: a origem do conflito político

| Política
Porto Canal

Há décadas que se fala na solução para o aeroporto de Lisboa. Na maioria absoluta de António Costa, o primeiro-ministro queria esperar pelo novo presidente do PSD para a solução ser debatida em conjunto com os sociais-democratas e também com os restantes partidos da oposição.

O documento foi publicado em Diário da República esta quarta-feira e no plano do ministro das infraestruturas a solução passaria por acelerar a construção do aeroporto do Montijo para responder à procura. Já em 2026 até à construção do aeroporto em Alcochete que em 2035 iria substituir o aeroporto Humberto Delgado.

12 horas depois e ainda fora do país, António Costa desautorizou Pedro Nuno Santos ao revogar o documento.

O primeiro-ministro reafirmou que a solução tem de ser negociada com os partidos da oposição e em circunstância alguma sem o Presidente da República ser informado.

Pedro Nuno Santos vai continuar no Governo e já disse que agora irá respeitar o desejo de António Costa. Para o primeiro-ministro foi um erro grave que foi corrigido a tempo.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.