Conselho da UE anuncia apoio de 40 milhões de euros para o exército da Moldova

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 30 jun 2022 (Lusa) -- O Conselho da União Europeia (UE) anunciou hoje uma medida de assistência para as Forças Armadas da Moldova, no valor de 40 milhões de euros, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP).

Em comunicado, o Conselho detalhou que a medida tem como objetivo reforçar as capacidades do exército moldavo, "em termos de logística, mobilidade, comando, controlo, ciberdefesa, reconhecimento aéreo não tripulado e de unidades de comunicações táticas", ao fornecer equipamento e serviços "não letais", incluindo formação para a utilização do mesmo.

Este apoio complementa a contribuição europeia de sete milhões de euros, feita em dezembro de 2021, destinada na altura a capacitar o Serviço Médico Militar do Batalhão de Engenharia das Forças Armadas moldavas. 

Segundo o Conselho, esta medida é "prova do empenho da UE em fortalecer as capacidades da República da Moldava, com o objetivo de aumentar a sua segurança nacional, estabilidade e resiliência", acrescentou em comunicado.

Criado em março de 2021, o Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP) é um instrumento extraorçamental da UE para financiar as ações da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) nas áreas militares e de defesa, de forma a prevenir conflitos, preservar a paz e aumentar a segurança e estabilidade internacionais.

É através do MEAP que a UE consegue financiar apoios, relacionados com questões militares e de defesa, dados aos países e a organizações regionais e internacionais.

BZF/PDF // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.