Ucrânia: Diplomacia russa protesta contra afirmações 'grosseiras' de Johnson

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 30 jun 2022 (Lusa) -- A embaixadora britânica em Moscovo foi convocada hoje para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa para receber os protestos oficiais russos contra as afirmações "grosseiras" do primeiro-ministro Boris Johnson sobre o presidente Vladimir Putin.

Em comunicado, o Ministério adiantou que Deborah Bronnert recebeu um protesto "firme" contra "as afirmações abertamente grosseiras a respeito da Federação Russa, do seu dirigente, dos seus responsáveis, bem como do povo russo".

Depois de denunciar "uma retórica insultuosa inaceitável", a diplomacia russa sublinhou que "em uma sociedade polida, é costume apresentar desculpas por afirmações deste género".

Johnson declarou na terça-feira à noite, na estação de televisão alemã ZDF, que Putin não teria desencadeado a ofensiva na Ucrânia se fosse uma mulher.

Depois denunciou a invasão militar russa da Ucrânia como "um exemplo perfeito da toxicidade masculina", por ocasião do encerramento da cimeira do G7, na Alemanha.

Por seu lado, o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, declarou na quarta-feira à noite na LBC Radio que "a visão que o presidente Putin tem de si próprio e do mundo é uma síndrome do homem pequeno, uma visão macho".

Wallace criticou também a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, por "ameaçar todo o mundo com as armas nucleares" todas as semanas.

Ainda segundo o comunicado do Ministério, a diplomacia russa também considerou "inaceitável" que os dirigentes britânicos "façam propaganda com informações deliberadamente falsas, nomeadamente sobre as ameaças presumidas da parte russa de 'recorrer às armas nucleares'".

RN // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.