Paulo Mota Pinto abandona liderança parlamentar do PSD

Paulo Mota Pinto abandona liderança parlamentar do PSD
| Política
Porto Canal

Eleito há menos de dois meses, Paulo Mota Pinto, anunciou, esta quinta-feira, que vai deixar de ser o líder da bancada parlamentar do PSD. Em causa estará uma possível remodelação, pretendida pelo novo líder do maior partido da oposição. Miranda Sarmento, Baptista Leite e Alexandre Poço são nomes apontados ao cargo.

É o adeus precoce de Paulo Mota Pinto na liderança da bancada do PSD. A conferência de imprensa convocada pelo próprio para esta tarde, no Parlamento, teve, precisamente, como propósito anunciar que não irá manter-se à frente da direção do grupo parlamentar sob a liderança de Luís Montenegro.

De recordar que há cerca de dois meses, Mota Pinto foi eleito com 92% dos votos, uma votação mais do que expressiva e que foi vista como uma prova de força do rioísmo, agora em fim de ciclo. O anúncio do também presidente da Mesa do Congresso surge a poucas horas do arranque do congresso dos sociais-democratas que irá decorrer durante todo o fim de semana no Porto para a consagração de Montenegro como líder dos laranjas.

Na base da decisão estará a vontade do novo líder do PSD em reestruturar o partido, sendo que os dois terão chegado à acordo e decidiram dar por terminado o mandato.

Na calha para suceder a Paulo Mota Pinto na direção do grupo parlamentar existem três nomes a liderarem a casa de apostas: Joaquim Miranda Sarmento, que coordenou a moção de estratégia que Luís Montenegro, Ricardo Baptista Leite, atual vice-presidente da bancada, e Alexandre Poço, líder da JSD.

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".