Alunos e professores da Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, pedem que antigo bloco se mantenha intacto

| Norte
Porto Canal

Os alunos e professores da Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira, têm em curso uma petição, já com cerca de 800 assinaturas, com o objetivo que um dos blocos de mantenha intacto com os trabalhos de remodelação. Em declarações ao Porto Canal, alguns alunos da escola disseram que seria "uma mais valia manter o bloco B", visto que a escola nova apesar de "ter melhores condições, não tem espaço suficiente para os alunos".

Além disso, os alunos referem que é muito bom ter uma escola nova, mas admitem que é sempre "bom manter raízes".

Ao que o Porto Canal sabe, a instituição está em obras desde Dezembro de 2020, mas a comunidade escolar não quer que os edifícios antigos sejam demolidos, pois o novo espaço não tem capacidade para receber todas as turmas.

A comunidade escolar disse não compreender a decisão da Câmara Municipal de Matosinhos em demolir os 3 blocos, uma vez que na revista da autarquia de dezembro de 2020 tinha anunciado publicamente que a obra previa a renovação do pavilhão desportivo e a construção de um novo edifício.

Ao Porto Canal a autarquia disse que a obra na escola da Boa Nova cumpre exatamente com o que estava previsto e todos os espaços e valências são adequados à atividade da escola, estando validados pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolar. Ainda assim, a autarquia acrescentou ainda que Câmara Municipal de Matosinhos continua disponível para prosseguir o diálogo com a direção da escola.

+ notícias: Norte

Populares e ativistas marcaram presença num protesto contra a exploração de lítio na mina do Barroso

Na manhã desta terça-feira, dezenas de populares e ativistas marcaram presença numa manifestação contra a exploração de lítio na mina do Barroso. A arruada simbólica serviu de alerta para os impactos ambientais e para a escassez de água de que a região enfrenta e que a extração mineira pode agravar.

Trabalhadores da maior produtora de cogumelos frescos em greve por melhores salários e condições de trabalho

Os trabalhadores das unidades de produção da maior produtora de cogumelos frescos do país estiveram em greve ao longo desta terça-feira. Ao que apurou o Porto Canal, os trabalhadores exigem um aumento dos salários, do subsídio de alimentação e ainda melhores condições de trabalho.

Uso "desenfreado" de trotinetes aumentou "medo de usar o espaço público" em invisuais

O uso "desenfreado e sem civismo" de trotinetes aumentou o medo de usar o espaço público nas pessoas invisuais, agudizando o sentimento de isolamento de quem não vê, denunciou esta terça-feira a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.