CMVM aplicou 38 coimas em 2021 no valor de 11,6ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun 2022 (Lusa) -- A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou 38 coimas em 2021 no valor de 11,565 milhões de euros, segundo o relatório anual hoje divulgado.

As 38 coimas são relativas a 31 processos de contraordenação, sendo que desses 10 são processos relativos a deveres de intermediários financeiros e nove relativos à atividade dos auditores.

A maior parte do valor das multas reverte para o Sistema de Indemnização aos Investidores (11,075 milhões de euros), havendo uma pequena parte que vai para receitas da CMVM e receitas do Estado.

Ainda no final de 2021, estavam pendentes 71 processos de contraordenação.

No ano anterior, em 2020, a CMVM tinha aplicado 39 coimas no valor de 6,65 milhões de euros.

O regulador dos mercados financeiros divulgou também hoje que, em 2021, teve lucros de 2,037 milhões de euros, que comparam com os prejuízos de 56 mil euros em 2020, de acordo com o relatório anual de 2021.

A CMVM atribui a melhoria dos resultados ao "maior dinamismo da atividade dos mercados" (o aumento das taxas pagas à CMVM em 2021 foi superior a dois milhões de euros para mais de 24 milhões de euros) e também à "redução de custos".

IM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.