OE2022: Estado regista défice de 411 ME até maio com melhoria de mais de 5.000 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jun 2022 (Lusa) - O Estado registou um défice, em contabilidade pública, de 411 milhões de euros até maio, o que traduz uma melhoria de 5.183 milhões de euros face aos primeiros cinco meses de 2021, anunciou hoje o Ministério das Finanças.

"A execução orçamental em contabilidade pública registou um défice de 411 milhões de euros até maio de 2022, evidenciando uma melhoria de 5.183 milhões de euros face ao mesmo período de 2021, momento em que a atividade económica foi fortemente afetada por um confinamento geral", refere o Ministério das Finanças no comunicado que habitualmente antecede a divulgação da síntese da execução orçamental pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

A mesma informação indica que, na comparação com maio de 2019, ou seja, um período ainda não afetado pela pandemia de covid-19, o saldo agora registado evidencia uma melhoria de 243 milhões de euros.

LT // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.