Câmara de Leiria destaca benefícios para a mobilidade com modernização da Linha do Oeste

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 29 jun 2022 (Lusa) -- O presidente da Câmara de Leiria destacou hoje os benefícios para a mobilidade com a modernização da Linha ferroviária do Oeste, cujo projeto entre Caldas da Rainha e Louriçal (Pombal) deverá ser lançado nas próximas semanas.

"É algo que já desejávamos há bastante tempo. É um passo que se dá numa ambição regional que irá trazer bastantes benefícios em termos de mobilidade entre Leiria e a região do Oeste, e, sobretudo, a ligação com Lisboa", disse hoje à agência Lusa Gonçalo Lopes.

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê lançar nas próximas semanas o concurso para o projeto de modernização da Linha do Oeste entre Caldas da Rainha e Louriçal, obra incluída no programa Ferrovia 2030.

"Temos já os documentos do concurso preparados para o lançar e estamos a aguardar autorização para fazer o lançamento do concurso para contratação do projeto, que perspetivamos que possa ser lançado nas próximas semanas", anunciou na terça-feira o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes.

Nas Caldas da Rainha, onde na terça-feira foi consignada a empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, o responsável da empresa anunciou que a continuação da empreitada, para Norte, é um dos principais investimentos do programa Ferrovia 2030, que representa um investimento total de oito mil milhões de euros na via e de 1.700 milhões de euros em material circulante.

Gonçalo Lopes referiu que a abertura de procedimento para realizar o projeto é "a primeira etapa".

"São projetos extremamente exigentes, demorados, mas que é um compromisso claro naquilo que será o futuro investimento. E é algo que nos deixa bastantes satisfeitos na região de Leiria por se ter dado este passo", adiantou o autarca, que também é presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Reconhecendo que, "ao longo dos anos, várias gerações nunca acreditavam que a Linha do Oeste pudesse vir a ser modernizada, uma vez que é uma reclamação que tem décadas de existência", Gonçalo Lopes salientou que agora se dá "um passo muito importante, que é a preparação do projeto e, a partir daqui, as etapas serão mais fáceis de alcançar".

"Por isso, é algo que nos deve deixar bastante motivados e otimistas relativamente ao futuro", acrescentou.

Segundo o vice-presidente da IP, a "intervenção ambiciosa" prevista para o troço Caldas da Rainha-Louriçal vai permitir o aumento da velocidade "para patamares na ordem dos 160 quilómetros/hora, a duplicação da linha preparada para articular com o futuro projeto de alta velocidade que terá estação em Leiria, a eletrificação do troço a 25 mil volts, a instalação de modernos sistemas de sinalização, a supressão de várias passagens de nível e a intervenção em pontes metálicas para reforçar a sua capacidade de carga".

Esta será a terceira fase do projeto de modernização e eletrificação da linha, que tem atualmente em curso um investimento global de 158 milhões de euros, dividido em duas grandes empreitadas, a primeira das quais corresponde à eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, no valor de 61,5 milhões de euros, e a segunda o troço Caldas da Rainha-Torres Vedras, no valor de 38,4 milhões de euros, cuja empreitada foi consignada na terça-feira.

A CIMRL integra os Municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

SR (DA) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.