Movimento vai "contra-inaugurar" requalificação do IP3 face a atrasos nas obras

| País
Porto Canal / Agências

Penacova, Coimbra, 29 jun 2022 (Lusa) -- A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 vai realizar no sábado, no concelho de Penacova, uma "contra-inauguração" da requalificação daquela estrada, num evento que irá até contar com um "contra-primeiro-ministro" para cortar a fita.

Em 02 de julho de 2018, o primeiro-ministro, António Costa, lançava a primeira empreitada do projeto de requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Viseu e Coimbra, com a promessa por parte do Governo de que a intervenção estaria concluída num prazo de quatro anos.

Passados esses quatro anos, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 decidiu avançar no sábado com uma "contra-inauguração" da requalificação do IP3, que ainda está longe de estar concluída, na Espinheira, concelho de Penacova, disse à agência Lusa um dos elementos do movimento Eduardo Ferreira.

A cerimónia irá contar com um "contra-discurso do senhor contra-primeiro-ministro", que irá cortar a fita de uma intervenção que não está terminada, acompanhado por músicos, contou o responsável, sublinhando que a banda que irá 'abrilhantar' o momento "será à dimensão das obras feitas -- alguns músicos, mas não uma filarmónica".

Após a cerimónia, haverá uma caravana de automóveis que irá da Espinheira até Souselas, apitando no caminho, regressando depois ao ponto inicial do protesto.

"O processo está emperrado e a andar muito devagar", criticou Eduardo Ferreira, recordando que a intervenção naquela estrada está longe de estar concluída.

O membro do movimento sublinhou que a luta irá continuar "até se requalificar por completo o IP3", investimento "importante para o desenvolvimento da região".

Eduardo Ferreira afirmou que, das empreitadas que são necessárias para a intervenção, apenas uma foi executada (cerca de 11,8 milhões de euros de um total de 134 milhões de euros de investimento).

Associada ao protesto, estará a Fenprof, com o movimento a recordar que, aquando do lançamento da empreitada de requalificação do IP3, António Costa referiu que o Governo tinha que optar entre aquela obra ou a recomposição da carreira docente.

"Isto começou como um desafio em jeito de brincadeira, em que acusei o Mário Nogueira [secretário-geral da Fenprof] de que a culpa do IP3 era dos professores, que decidiram pagar a obra adiantada e por isso é que não está feita. Dessa brincadeira, passou a uma coisa séria", explicou Eduardo Ferreira.

Em fevereiro de 2021, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu que os prazos dados anteriormente pelo Governo eram "irrealistas", tendo havido uma revisão dos mesmos.

Nessa mesma ocasião, o ministro garantiu que a requalificação do IP3 estará concluída em 2024.

JGA (AMF) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.