Oceanos: Guterres diz que todos devem pressionar autoridades, empresas e comunidades

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 jun 2022 (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje para que toda a gente pressione os governos e autoridades regionais, empresas e comunidades para a urgência de salvar os oceanos.

"Que todos pressionem os seus governos, os municípios, as empresas em que trabalham, as comunidades e as sociedades para dizer que resgatar os oceanos é essencial", disse Guterres aos jornalistas durante uma pausa na conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que decorre em Lisboa.

"Temos de acordar as pessoas, pressionar os decisores para garantir que somos capazes de resgatar os oceanos", insistiu o secretário-geral da ONU, que tinha ao seu lado o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia, país com o qual Portugal partilha a organização desta conferência.

Já na abertura da conferência, perante os representantes de mais de 140 países, Guterres tinha defendido ser preciso "acordar" e "mobilizar" a sociedade para pressionar e assim tomar medidas face à "emergência dos oceanos".

"Temos de mudar a maré" é preciso "passar a ter uma gestão sustentável" para combater "a emergência dos oceanos" afirmou, apelando ao investimento em economias sustentáveis que podem ajudar a produzir seis vezes mais alimentos e 40 vezes mais energias renováveis do que se consegue atualmente.

Mais de 7.000 pessoas, incluindo mais de 20 chefes de Estado e de Governo, participam a partir de hoje em Lisboa na segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, o maior evento de sempre dedicado ao tema.

Juntamente com milhares de jovens, líderes de empresas, cientistas e representantes da sociedade civil, propõem-se a apresentar soluções para enfrentar eficazmente os desafios que os oceanos enfrentam.

Além das sessões plenárias, haverá oito Diálogos Interativos que vão abordar a poluição marinha, como minimizar a acidificação, desoxigenação e aquecimento dos oceanos e como promover o fortalecimento sustentável de economias a eles ligadas.

ANP // PAL

Lusa/fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.