Oceanos: Marcelo destaca promessa de Costa sobre áreas marinhas e espera mudança global

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 jun 2022 (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje as "promessas concretas e vinculativas" assumidas na Conferência dos Oceanos e destacou o compromisso do primeiro-ministro, António Costa, de ter 30% das áreas marinhas nacionais classificadas até 2030.

Em conferência de imprensa, na Altice Arena, em Lisboa, onde hoje começou a 2.ª Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Marcelo Rebelo de Sousa manifestou a esperança de que este encontro seja "um ponto de partida para uma grande mudança" na ação global em relação a esta matéria.

O chefe de Estado referiu que ao longo da manhã de hoje, na sessão de abertura da conferência, houve "promessas concretas e vinculativas vindas de cada continente" e que no caso de Portugal "o primeiro-ministro falou de antecipar a promessa de ter também 30% de áreas marítimas protegidas".

Marcelo Rebelo de Sousa tinha ao seu lado o secretário-geral da ONU, António Guterres, e Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia, país com o qual Portugal partilha a organização desta conferência.

"Gostaria muito de falar da nossa cooperação com o Quénia na preparação desta conferência. Dois países, um do norte, outro do sul, mostrando como a cooperação é importante hoje, num momento de discórdia, nalguns casos de guerra, fazemos o oposto, construímos consensos, construímos multilateralismo", disse, falando em inglês.

"Temos uma abordagem de diálogo, mas diálogo aberto e diversificado, com diferentes gerações -- não apenas Estados, poderes políticos, mas sociedades, empresas, ciência, tecnologia", prosseguiu.

Segundo o Presidente da República, "isto é tão promissor, tão promissor, num tempo de alarme relativamente aos oceanos e à ação climática, que Lisboa pode ser um ponto de partida para uma grande mudança na ação baseada na ciência".

Antes, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a elogiar António Guterres, a quem agradeceu "por voltar a casa e recordar a sua ação como primeiro-ministro aqui" e pelo seu "compromisso constante num assunto que é tão importante para todos nós".

"Tão corajoso, um lutador, um lutador permanente pelos oceanos, pela ação climática. E esta conferência é um exemplo do seu empenho", considerou.

No discurso que proferiu hoje nesta conferência, o primeiro-ministro, António Costa, comprometeu-se a "100% do espaço marítimo sob soberania ou jurisdição portuguesa seja avaliado em bom estado ambiental" e "até 2030 classificar 30% das áreas marinhas nacionais".

Ainda este ano, segundo António Costa, foi dado um passo nesse sentido ao ser aumentada "em 27 vezes o tamanho da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, tornando-a na maior área marinha protegida do Atlântico Norte".

"Por outro lado, na segurança alimentar, queremos transformar a pesca nacional num dos setores mais sustentáveis e de baixo impacto a nível mundial, mantendo 100% dos 'stocks' dentro dos limites biológicos sustentáveis", declarou a seguir o primeiro-ministro.

ARYL/IEL (PMF) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.