Filme romeno "Imaculat" vence Lince de Ouro do 18.º FEST em Espinho

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, Aveiro, 26 jun 2022 (Lusa) -- O filme romeno "Imaculat", de Monica Stan e George Chipre, ganhou o Lince de Ouro da 18.ª edição do FEST, que decorreu em Espinho, enquanto o Grande Prémio Nacional foi para "Mansa", de Mariana Bártolo, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização do FEST -- Novos Realizadores | Novo Cinema, explicou que "no ano em que o amor foi o tema principal do festival", o Lince de Ouro foi para "um drama baseado na história pessoal da realizadora, a história de uma jovem inocente arrastada para a droga pelo namorado, que se vê numa clínica de reabilitação a ter que gerir sentimentos frágeis e perigosos".

Já "Mansa", a obra de Mariana Bártolo, recua "22 anos até ao seio de uma família conservadora do norte do país com uma miúda de 11 anos prestes a descobrir a sua sexualidade".

O festival atribuiu ainda duas menções honrosas: a primeira foi para "Da sala ao cinema à rua", de Leonardo Miranda, com o amor pelo cinema a prevalecer, e "A rapariga de Saturno", de Gonçalo Almeida, um filme sobre a nostalgia de um passado que pode não ser sido assim tão agradável, continua o comunicado.

Nas longas-metragens de ficção que concorreram ao Lince de Ouro, destaque também para o boliviano Alejandro Loayza Grisi, distinguido com uma menção honrosa para a fotografia do filme "Utama", "uma história simples e impactante sobre as consequências das alterações climáticas", lê-se ainda no comunicado do FEST.

Na primeira vez que são atribuídas duas menções honrosas por tema, prossegue o comunicado, a segunda foi para a realização do suíço Michael Koch em "A piece of sky", um filme passado numa "vila nos Alpes onde o tempo parece ter parado".

Na categoria de Melhor Documentário, o vencedor do Lince de Ouro é "Alis", de Clare Weiskopf e Nicolás Van Hemelryck, uma obra que descreve o drama em que "apesar das leis progressivas a favor dos direitos das mulheres, jovens adolescentes colombianas se encontram variadas vezes em situações difíceis nas ruas de Bogotá", realçou o documento.

Nas curtas-metragens, o Lince de Prata - Ficção foi atribuído ao filme alemão "Mona & Parviz", de Kevin Biele, que trata a questão dos casamentos por conveniência através do "olhar principal de uma lente sagaz e atenta".

Também aqui há direito a uma menção honrosa, desta feita para o filme de Singapura "A man trembles", de Lam Li Shuen e Mark Chua.

O vencedor do Lince de Prata - Documentário foi "Even though they steal my dreams", da belga Zoé Brichau, que mergulha na revolução chilena de 2019, enquanto o filme "My period is late", de Cai Ning, recebe uma menção honrosa, continua o comunicado.

O Lince de Prata - Animação foi para "Terra Incógnita", de Pernille Kjaer e Adrian Dexter, uma produção francesa que segue a vida numa ilha habitada por seres imortais.

As menções honrosas foram para a produção polaca "Toothless", de Andrea Guizar, onde uma boca gigantesca faz das suas e para o irlandês "Fall of the Ibis King", de Mikai Geronimo e Josh O'caoimh "onde um antagonista de uma ópera sombria teme o regresso do ex-ator principal", relatou o FEST.

O FEST 2022 atribuiu ainda o Lince de Prata -- Experimental a "Woman as image, man as a bearer of the look", do colombiano Carlos Velandia, e menções honrosas para "The empty sphere", de Stéphanie Roland, e "Apocalipse baby, we advertise the end of the world", de Camille Tricaud e Franziska Unger.

A 19.ª edição do FEST -- Festival Novos Realizadores | Novos Cinema realiza-se a 19 a 26 de junho de 2023, revelou ainda a organização.

JFO // TDI

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.