Secretário de Estado diz que país saberá verba para Paris2024 "em breve"

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oran, Argélia, 25 jun 2022 (Lusa) -- O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse hoje que "em breve o país saberá qual o apoio" financeiro à preparação olímpica e paralímpica para Paris2024, que terá "o maior aumento de sempre".

"Em breve, o país saberá qual o apoio do Estado à preparação olímpica e paralímpica a Paris2024. Segundo já anunciado pela ministra [adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes], será dos maiores, se não o maior, aumento de sempre ao financiamento à participação portuguesa nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos", explicou João Paulo Correia.

O governante falava aos jornalistas em Oran, na Argélia, cidade em que hoje representará o Estado na cerimónia de abertura da 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo e na qual acompanhará, nos próximos dias, a missão portuguesa, com 159 atletas em 20 disciplinas.

"O financiamento à preparação olímpica cresce mais de 16% face ao ciclo anterior. Na paralímpica, traduz a pretensão do Comité Paralímpico de Portugal", garantiu.

Questionado sobre quão "em breve" será apresentada a verba, e assinado o contrato-programa, que a ministra-adjunta dos Assuntos Parlamentares remeteu apenas para este ano, explicou que "o ano de 2022 está a decorrer e o Orçamento do Estado foi aprovado há pouco tempo".

Outra área "prioritária" é o estatuto do pós-carreira do atleta de alto rendimento, destacou, bem como "o investimento e alargamento da rede da UAARE".

"Estamos a readaptar o financiamento do ciclo olímpico. Foi decidido no passado, com as entidades, que o financiamento ao ciclo olímpico terminava no ciclo seguinte. Este é o ano seguinte aos Jogos, por razões pandémicas, mas continua assegurado o financiamento à preparação. Agora será reforçado", acrescentou.

Depois da estreia em Tarragona2018, a segunda participação mostra "o produto do trabalho de cerca de 80 clubes portugueses", nos atletas presentes, e "um investimento do Estado e do Comité Olímpico de Portugal".

Recordou o investimento nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE), que agora chegam a mais de 700 atletas identificados como sendo de alto rendimento, e o investimento "grande" no desporto reflete um aumento em 2022.

Sobre as críticas do setor do desporto, entre elas numerosas da parte do Comité Olímpico de Portugal (COP), o secretário de Estado realçou um "espírito de abertura" do Governo a "todas as opiniões".

"Se há coisa que o secretário de Estado do Desporto tem feito é marcar presença para dialogar. (...) Não fizemos ainda três meses de mandato", defendeu.

Em maio, Ana Catarina Mendes garantiu que este ano serão assinados os contratos-programa para o ciclo 2023-2025, para Olímpicos e Paralímpicos, depois de Tóquio2020 ter tido uma verba a rondar os 18 milhões de euros, junto dos olímpicos, e de 6,1 milhões nos paralímpicos.

Nessa altura, o presidente do COP, José Manuel Constantino, mostrou-se "muito preocupado" com os atrasos e valores insuficientes, decorrentes das eleições antecipadas e do consequente adiar do OE.

Outras prioridades, entre as várias elencadas por João Paulo Correia, passam pelo combate à violência no desporto, o combate à manipulação de resultados e áreas relacionadas com "um modelo organizativo", elogiando o COP por uma "parceria bem sucedida" e pela forma como cumpre a missão que lhe é destinada.

Os Jogos do Mediterrâneo Oran2022 arrancam hoje e decorrem até 06 de julho, com mais de três mil atletas de 26 países diferentes, incluindo 159 portugueses em 20 disciplinas.

Entre o contingente luso estão vários atletas olímpicos, como Evelise Veiga, Cátia Azevedo, Vera Barbosa, Tsanko Arnaudov, Tiago Pereira, Lorene Bazolo e Liliana Cá, a ginasta Filipa Martins, os atiradores Joana Castelão, Sara Antunes, João Costa e João Paulo Azevedo, os nadadores Ana Catarina Monteiro, Francisco Santos, Ana Rodrigues, Gabriel Lopes, Alexis Santos e Tamila Holub ou também os mesatenistas Jieni Shao e João Monteiro.

 

 

SIF // MO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".