Portugal continua destino de sol e mar apesar de crescimento das cidades

Portugal continua destino de sol e mar apesar de crescimento das cidades
| Economia
Porto Canal

Portugal mantém-se como destino turístico de sol e mar, ainda que cidades como Lisboa e Porto tenham passado a atrair um novo visitante de curtas estadias, explicou à Lusa o administrador do Turismo de Portugal Luís Matoso.

De acordo com números oficiais para os primeiros quatro meses do ano, o Reino Unido é, destacado, o principal mercado emissor para Portugal com 305 mil visitantes, seguido de Espanha, Alemanha, França, Brasil e Holanda, sendo o país vizinho o único que registou uma quebra face a igual período de 2012.

"Nos últimos anos, o que mudou, ou aquilo que evoluiu, foi um viajante distinto, sobretudo no caso de Lisboa ou Porto, em que a motivação é outra, um 'short-break' ou fim de semana prolongado. A grande evolução que houve a nível do perfil [do turista que visita Portugal] tem a ver com o crescimento das cidades", disse Luís Matoso.

Já este ano, o Observatório do Turismo de Lisboa traçou o perfil do passageiro das companhias aéreas de baixo custo que visita a capital portuguesa como sendo um homem com ensino superior que viaja em lazer, marca a viagem pela Internet e fica alojado na cidade entre três a seis dias.

Por seu lado, a Norte, dados do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) para 2012 indicavam que mais de 62% dos turistas que viajaram até ao Porto e à região fizeram-no em companhias de baixo custo, provenientes de França, Espanha e Reino Unido, pretendendo, acima de tudo, experimentar a gastronomia local.

Entre janeiro e abril, segundo dados do Turismo de Portugal, os mercados que registaram maiores oscilações positivas foram o britânico (12%), o alemão (13,7%), o holandês (18%) e o norte-americano (10,8%), com as descidas a fazerem-se sentir para o mercado espanhol (-7,4%) e italiano (-5,7%).

Luís Matoso afirmou que Portugal vai ter de procurar estabelecer um maior equilíbrio entre aquilo que é o produto sol e mar e outras atrações, em particular para casos como o Algarve, onde o combate à sazonalidade tem de ser trabalhado.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.