ISP com descida de 22,2 cêntimos no gasóleo e 25,9 na gasolina

ISP com descida de 22,2 cêntimos no gasóleo e 25,9 na gasolina
| Economia
Porto Canal com Lusa

A redução total do ISP no gasóleo será, na próxima semana, de 22,2 cêntimos por litro no gasóleo e de 25,9 cêntimos na gasolina, indicou hoje o Ministério das Finanças.

"Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o desconto de ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] atualmente em vigor no gasóleo manter-se-á inalterado. No caso da gasolina, regista-se uma redução do desconto em 0,4 cêntimos (IVA+ISP)", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças.

No total, considerando o alívio da carga fiscal sobre os combustíveis através do mecanismo semanal de revisão do ISP e a descida das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) de 13%, o desconto será de 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 25,9 cêntimos por litro de gasolina.

O executivo ressalvou que a estes valores acresce a "não atualização" da taxa de carbono em aproximadamente seis cêntimos por litro.

A situação volta a ser avaliada na próxima semana.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.