Ainda existem 50 escolas no norte com amianto. Ministério da Educação espera ter intervenções concluídas até final do ano

| Norte
Porto Canal

Na região do norte ainda existem cerca de 50 escolas com amianto. No entanto, o Ministério da Educação garantiu ao Porto Canal esperar ter todas as intervenções concluídas até ao final do ano após dois anos do despacho que ordenou a retirada desta fibra. Ao que o Porto Canal apurou por parte do gabinete do Ministério da Educação, 117 escolas no Norte já estão totalmente livres de amianto.

O programa nacional de retirada do amianto das escolas atribuiu um financiamento de 100 por cento às autarquias. E os autarcas do Norte foram os primeiros a assinar. Mesmo assim, o gabinete do Ministério da Educação não se limita às justificações para o facto de o programa não estar concluído ao fim de dois anos.

Apesar das verbas disponibilizadas para esta retirada que envolve um investimento de mais de 60 milhõies de euros, as condições de mercado levaram vários concursos a ficaram desertos, por escassez de mão de obra, falta de materiais ou indisponibilidade de empresas, obrigando mesmo a repetir concursos.

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.