Governo aprova transposição de diretivas de acesso à atividade bancária, supervisão e recuperação

| Economia
Porto Canal com Lusa

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros uma proposta de lei que procede à transposição de duas diretivas comunitárias relativas ao acesso à atividade bancária e supervisão prudencial e à recuperação e resolução de instituições e empresas.

Em comunicado, o executivo referiu que "foi aprovada a proposta de lei, a submeter à Assembleia da República, que procede à transposição das Diretivas 2019/878 e 2019/879, relativas ao acesso à atividade bancária e supervisão prudencial e à recuperação e resolução de instituições de crédito e empresas de investimento".

Segundo a mesma nota, "estas duas Diretivas da União Europeia visam reforçar, por um lado, os mecanismos de supervisão da atividade das instituições de crédito e, por outro, a respetiva capacidade de absorção de perdas em caso eventual resolução".

A diretiva 2019/878 altera uma outra diretiva, "no que se refere às entidades isentas, às companhias financeiras, às companhias financeiras mistas, à remuneração, às medidas e poderes de supervisão e às medidas de conservação dos fundos próprios".

Por outro lado, a diretiva 2019/879 vem também alterar legislação no que diz respeito "à capacidade de absorção de perdas e de recapitalização das instituições de crédito e empresas de investimento", segundo o texto do diploma, publicado no Jornal Oficial da União Europeia.

+ notícias: Economia

Auditoria da Deloitte dá conta que Novo Banco falha na busca de património dos seus devedores 

A auditoria da empresa Delloite ao Novo Banco dá conta de uma falha na busca de património dos seus devedores. Ao que apurou o Porto Canal, essa procura de bens, para cobrir créditos por pagar ou para renegociar dívidas, não cobre nem todos os devedores, nem todos os seus ativos. 

Governo diz estar "atento e preocupado" com problemas nos aeroportos

O Governo disse hoje estar "atento e preocupado" com a situação nos aeroportos, mantendo "contacto permanente" com a ANAC e a ANA, para solucionar os problemas sinalizados, segundo uma resposta à Deco, a que a Lusa teve acesso.

ANA revê para 32 voos a previsão de cancelamentos hoje no aeroporto de Lisboa

A ANA -- Aeroportos de Portugal reviu em alta a previsão de cancelamentos hoje no aeroporto de Lisboa, para um total de 32, sendo 17 chegadas e 15 partidas, de acordo com uma informação divulgada ao final da tarde.