Volkswagen reduz salários e horário de trabalho na principal fábrica no Brasil

| Economia
Porto Canal com Lusa

A Volkswagen vai reduzir em 24% o horário de trabalho e cortar em 12% os salários dos funcionários da principal fábrica da construtora automóvel alemã no Brasil a partir de julho, disseram fontes sindicais.

A medida foi acertada, na quarta-feira, entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, devido à falta de peças para a produção de automóveis, causada pela crise mundial no abastecimento de semicondutores.

A principal fábrica da Volkswagen no Brasil está localizada no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, onde, segundo o sindicato, trabalham cerca de 8.200 pessoas, das quais 4.500 na área de produção, que vai ser diretamente afetada.

Inicialmente, a empresa pretendia suspender um dos turnos de produção, mas, devido ao impacto, acabou por negociar a redução da jornada de trabalho.

"É a melhor ferramenta que temos no momento, que será avaliada mês a mês e pode sofrer alterações até que a situação normalize", disse o diretor administrativo do sindicato Wellington Damasceno, em comunicado.

A medida vai ser aplicada a partir de 07 de julho, quando os trabalhadores da produção regressarem de um período de férias coletivas, outra medida determinada devido à falta de peças.

Nos últimos meses, a falta de peças obrigou a maioria dos fabricantes automóveis brasileiros a reduzir significativamente a atividade.

Entre janeiro e maio, o Brasil fabricou 888.100 veículos, ou menos 9,5%, do que no mesmo período no ano passado.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.