Portugal vive pior seca das últimas décadas

| País
Porto Canal

Mais de 98% do território continental está em "seca severa ou extrema".

A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca esteve reunida esta terça-feira e, no final, os ministros da Agricultura e do Ambiente pediram aos portugueses que poupem água.

É árido o panorama, mas Ministérios da Agricultura e do Ambiente estão unidos na tentativa de minimizar os efeitos da maior seca das últimas décadas.

Desde Fevereiro que foram implementadas 50 medidas de contenção do uso de água, como a redução da rega de espaços verdes ou a restrição à produção de energia em algumas barragens.

Depois da reunião desta terça-feira, ficou decidido avançar com mais 28 normas e anunciaram-se apoios à transformação das explorações agrícolas.

O futuro também vai trazer novas formas de captação de água, que se vão começar a preparar a curto e médio prazos.

66 por cento do território nacional está em seca extrema e 34 em seca severa.

A partir de Julho vão sair às ruas campanhas nacionais de sensibilização dos cidadãos para a poupança e uso da água.

+ notícias: País

Mais de 70% dos emigrantes querem regressar a Portugal

Mais de 70% dos portugueses residentes no estrangeiro querem regressar a Portugal, a médio ou longo prazo, e 73% já investiram ou consideram como provável investir no seu país, segundo um inquérito da Sedes divulgado hoje.

Temperaturas sobem a partir de 4.ª e podem atingir 40 graus em algumas regiões

As temperaturas vão subir a partir de quarta-feira em Portugal continental, podendo atingir os 40 graus Celsius na quinta-feira em algumas regiões, levando a um aumento significativo do perigo de incêndio rural, Segundo o IPMA.

TAP: "Reconhecemos que não estamos a oferecer serviço de excelência"

Christine Ourmières-Widener, presidente executiva da TAP, reconheceu, esta segunda-feira, que a companhia aérea não "está a oferecer o serviço de excelência" que planeou, face à crise que o transporte aéreo atravessa e que "este fim de semana não foi fácil para a TAP devido a constrangimentos vários".