Descentralização: Ana Abrunhosa reuniu com AMP

| Norte
Porto Canal

Rui Moreira reconhece que o Governo está a tentar corrigir a Descentralização e diz que tinha razão quando apontou problemas ao processo. Do lado do Governo, a ministra da Coesão Territorial diz que poderá estar para breve um acordo com os municípios sobre o processo de Descentralização.

No final da reunião com os munícipes da Área Metropolitana do Porto, a Ministra da Coesão Territorial falou de medidas que podem ajudar a minimizar os impactos financeiros da transferência de competências na educação e na saúde.

Porto e Póvoa de Varzim, duas das vozes contra a forma de levar a cabo a descentralização, ouviram, mas não saíram completamente convencidos.

Ana Abrunhosa fez saber que o primeiro-ministro impôs um prazo para se chegar a acordo com os autarcas. As negociações têm de acontecer até ao início das férias de verão.

Em cima da mesa está o braço-de-ferro entre municípios e Governo central. As câmaras municipais não querem assumir escolas e centros de saúde que representam despesas avultadas para os executivos sem a contrapartida financeira garantida pelo Estado. Temem uma rutura financeira.

+ notícias: Norte

Município de Braga assina auto de descentralização de competências na área da Saúde

O Município de Braga assinou, esta segunda-feira, o auto de descentralização de competências para o sector da Saúde. A cerimónia, que decorreu na sede da ARS Norte, no Porto, contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.

Jovem morre em Guimarães após despiste de mota

Uma mulher com 25 anos morreu, na manhã deste sábado, em Guimarães, na sequência de um acidente de mota. O gelo na estrada poderá ter estado na origem do despiste.

'Metrobus' do Porto apresentado esta segunda-feira. Obras arrancam durante a semana

O projeto do 'metrobus' do Porto, entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, vai ser apresentado na segunda-feira, devendo as obras começar ainda durante a próxima semana, disse este domingo fonte da Metro do Porto à Lusa.