Moody's revê em alta 'rating' da dívída do Novo Banco

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 jun 2022 (Lusa) -- A agência de 'rating' Moody's subiu hoje em dois níveis a notação da dívida do Novo Banco, que passa do nível de risco elevado de incumprimento para o de investimento especulativo, ainda considerado 'lixo', com perspetiva ('outlook') positiva.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novo Banco refere que a Moody's subiu as notações de 'ratings' do 'long-term senior unsecured debt' (dívida sénior não garantida), de Caa2 para B3 (o sexto nível mais baixo em 21), e do 'long-term deposit' (depósitos de longo prazo), de B2 para Ba3.

A agência de notação financeira subiu ainda em dois níveis o 'rating baseline credit assessment' ('rating' de crédito) do Novo Banco, de caa1 para b2, e manteve inalterado, em positivo, o 'outlook' (perspetiva) do 'rating long-term deposit' (depósitos de longo prazo) e 'long-term senior unsecured debt' (dívida sénior não garantida).

Segundo o Novo Banco "a subida de dois níveis de 'rating' na classificação de crédito da Moody's reflete 'o melhor perfil de crédito do novobanco como resultado da contínua redução do risco do balanço e da significativa reestruturação das operações nos últimos anos'".

"Na ação de 'ratings' anunciada hoje, a Moody's também considerou que 'a apresentação do plano estratégico e o estabelecimento de objetivos financeiros pelo novobanco, bem como a confirmação de uma rentabilidade estável e consistente, ajudaram a dissipar algumas preocupações existentes sobre a viabilidade do negócio do banco'", acrescenta.

Apesar desta revisão em alta do 'rating', o Novo Banco continua classificado pela agência de notação financeira na categoria de "investimento especulativo" ou "lixo".

PD // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.