Gasolina vendida em média 1,4 cêntimos acima da referência e gasóleo 0,4 cêntimos abaixo -- ERSE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jun 2022 (Lusa) -- A média dos preços nas gasolineiras na semana de 13 a 19 de junho ficou 1,4 cêntimos por litro acima do preço médio semanal determinado pelo regulador, no caso da gasolina, e 0,4 cêntimos abaixo, no caso do gasóleo.

De acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,4 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 0,4 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples".

Já em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do preço eficiente e o gasóleo simples 0,2% abaixo.

O preço eficiente é um preço médio semanal calculado pelo regulador da energia e determinado pela soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Relativamente aos preços com descontos praticados pelos postos de combustível, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina 95 simples apresentou um desvio de --1,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples -2,8%.

Nestes casos, em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 2,4 cent/l e 5,8 cent/l abaixo dos preços eficientes, respetivamente.

Para a semana corrente (20 a 26 de junho), o preço eficiente calculado pelo regulador, antes de impostos, é de 1,266 euros/l para a gasolina 95 simples e de 1,398 euros/l para o gasóleo simples.

Já após impostos, o preço eficiente para esta semana fica nos 2,115 euros/l e nos 2,129 euros/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

O Governo determinou que a redução do ISP na semana corrente é de 22,2 cêntimos por litro na gasolina e de 26,3 cêntimos no gasóleo, o que traduz uma redução adicional de, respetivamente, 1,2 e 0,4 cêntimos.

A ERSE passou a publicar semanalmente, desde 30 de maio, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

MPE (ALYN) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.