Portugal pediu prolongamento do uso de terras em pousio

| Economia
Porto Canal com Lusa

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse hoje, em Bruxelas, ter pedido à Comissão Europeia o prolongamento por mais um ano do uso das terras em pousio, para ajudar os agricultores e enfrentar a atual crise.

A ministra adiantou ter pedido "por mais um ano a possibilidade de utilização das terras em pousio", que agora está "aberta a todos os tipos de culturas".

Maria do Céu Antunes - que falava à margem da inauguração da 8.ª edição da festa O Melhor de Portugal, que traz a Bruxelas produtos e gastronomia portugueses - salientou que o grande desafio que se coloca atualmente é o de "garantir a produção com grande escassez de água".

"Precisamos de inovação e de desenvolvimento tecnológico", acrescentou, para fazer face "iminência de uma crise alimentar".

A seca, que a ministra garante ter deixado de ser conjuntural e já é estrutural, a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, e o aumento dos preços dos combustíveis, estão a dificultar a vida dos agricultores em toda a União Europeia.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.