Euro cai e fica abaixo de 1,05 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jun 2022 (Lusa) -- O euro caiu hoje face ao dólar, ficando abaixo dos 1,05 dólares, um dia após o Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que quer evitar a fragmentação injustificada nos mercados da dívida.

Pelas 18:01 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0468 dólares quando na quinta-feira, pelas 17:55, negociava a 1,0553 dólares.

No entanto, o euro subiu em comparação com a libra e com o iene.

O BCE fixou o câmbio de referência do euro em 1,0483 dólares.

O vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, afirmou, esta quinta-feira, que a instituição está empenhada em evitar a fragmentação injustificada nos mercados de dívida, depois de países como Itália e Espanha verem os prémios de risco dispararem nos últimos dias.

"Estamos totalmente comprometidos em desenvolver, projetar e aplicar rapidamente um instrumento para lidar com a fragmentação injustificada", disse De Guindos durante uma conferência, em Milão.

O ex-ministro da economia espanhol sublinhou que o BCE quer evitar, por exemplo, que "uma família ou uma empresa, em Itália ou Espanha, com as mesmas condições de liquidez, pague mais por um empréstimo do que uma família ou uma empresa que pede o mesmo na Alemanha".

"A principal mensagem é que estamos totalmente comprometidos com a luta contra a fragmentação financeira, porque seria prejudicial para a união bancária e para toda a Europa", disse.

Esta quarta-feira, a Fed decidiu subir a taxa de juro de referência em 75 pontos base, o terceiro aumento desde março e o maior desde 1994.

Na sequência, o Banco da Inglaterra elevou a sua taxa em 0,25 pontos percentuais, a quinta subida desde dezembro.

Pela primeira vez em 15 anos, o Banco Central da Suíça aumentou em meio ponto as suas taxas.

Em declarações à agência Associated Press (AP), o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou ver "sinais de otimismo" no que concerne à economia, mas ressalvou que uma recessão "não é inevitável".

Divisas...............hoje..............quinta-feira

Euro/dólar............1,0468.................1,0553

Euro/libra............0,85881...............0,85311

Euro/iene.............141,45.................139,24

Dólar/iene............135,13.................131,95

PE (AAT/EO) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Gasolina vendida 1,8 cêntimos e gasóleo 2,2 cêntimos acima da referência

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 08 e 14 de agosto, no caso da gasolina, 1,8 cêntimos e no gasóleo 2,2 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE, segundo a entidade.

Lisboa, Funchal e Porto registam crescimento de dormidas em junho face a 2019

Lisboa, Funchal e Porto registaram crescimento de dormidas em junho face a 2019, sendo "mais expressivos nos residentes", de acordo com dados da atividade turística hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Passageiros nos aeroportos sobem 344% no 1.º semestre e aproximam-se de valores pré-pandemia

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais subiu 344% no primeiro semestre em termos homólogos, para 24,3 milhões, com o mês de junho a crescer 186%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).