Covid-19: BEI com financiamento recorde de 95 mil ME em 2021

| Economia
Porto Canal com Lusa

O Banco Europeu de Investimento (BEI) destacou hoje o "financiamento recorde" em 2021, quando a instituição de crédito a longo prazo da União Europeia (UE) apoiou medidas para atenuar a crise da covid-19 e para a ação climática.

"Na Reunião Anual do Conselho de Governadores do BEI, que teve lugar no Luxemburgo, o presidente do Banco, Werner Hoyer, confirmou os pormenores do financiamento recorde do Grupo BEI de 95 mil milhões de euros no ano passado, incluindo uma resposta sem precedentes para atenuar o impacto da crise da covid-19", indica a instituição, em comunicado.

No dia em que os ministros das Finanças da UE se reúnem no Luxemburgo, o BEI assinala na nota que os responsáveis europeus pela tutela "se congratulam com a resposta recorde de 95 mil milhões de euros do Grupo BEI à covid-19, com o aumento da ação climática e uma maior ênfase no desenvolvimento".

E, segundo dados hoje publicados, 51% dos projetos recentemente financiados pelo BEI apoiam a ação climática e a sustentabilidade ambiental, num total de 27,6 mil milhões de euros.

Citado pela nota, o presidente do BEI, Werner Hoyer, destaca que o grupo "tem feito parte da resposta da União Europeia a todas as crises da última década, do clima à segurança energética, à crise financeira, à pandemia de covid-19 e, mais recentemente, à invasão brutal da Ucrânia pela Rússia".

"A guerra na Ucrânia é o argumento mais forte a favor da aceleração do investimento em energia verde, para tornar a Europa menos dependente dos combustíveis fósseis importados", adianta Werner Hoyer.

Sediado no Luxemburgo, o BEI é o maior banco público internacional do mundo.

Todos os países da UE são acionistas do BEI, que disponibiliza financiamentos a longo prazo para investimentos sólidos, a fim de contribuir para os objetivos políticos da União.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.