Principais bolsas europeias perdem mais de 3%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jun 2022 (Lusa) -- As principais bolsas europeias fecharam hoje em queda de mais de 3%, pressionadas pelas subidas de juros pelo Banco de Inglaterra, pelo Banco central da Suíça, pela Reserva Federal e pelas quedas em Wall Street.

A bolsa de Milão fechou a sessão de hoje a cair 3,32%, Frankfurt 3,31% e Londres 3,14%.

Já Paris recuou 2,39% e Madrid 1,18%, enquanto Lisboa perdeu 2,06%.

As praças europeias estão a reagir às decisões dos bancos centrais.

O Banco da Inglaterra anunciou hoje o aumento da taxa de juro de referência no Reino Unido de 1% para 1,25%, o nível mais alto em 13 anos, para combater o aumento da inflação.

Também o Banco Nacional da Suíça aumentou hoje a sua taxa de juro em meio ponto percentual para -0,25%, o que acontece pela primeira vez em 15 anos, visando combater a subida da inflação e a apreciação drástica do franco suíço.

As decisões surgem um dia depois da Reserva Federal norte-americana (Fed) ter decidido subir a taxa de juro de referência em 75 pontos base, o terceiro aumento desde março e o maior desde 1994.

A decisão foi anunciada em comunicado após uma reunião de dois dias do comité de política monetária do banco central norte-americano e a taxa dos fundos federais fica agora entre 1,50% e 1,75%.

O banco central norte-americano reafirmou a intenção de travar a escalada da inflação para que possa regressar à meta de 2%.

No mesmo dia, o Banco Central Europeu (BCE) prometeu "flexibilidade" na política monetária para acalmar a tensão no mercado de dívida, após uma reunião de emergência do Conselho de Governadores.

A instituição "vai aplicar alguma flexibilidade no reinvestimento" das obrigações adquiridas no âmbito do programa de emergência lançado durante a pandemia (PEPP), anunciou o BCE no final da reunião, na quarta-feira, realizada por videoconferência.

O BCE vai também "acelerar" o projeto de um novo instrumento "anti-fragmentação" para impedir uma divergência acentuada entre as taxas de juro dos países do Norte e os do Sul na zona euro.

Com estas medidas, o BCE pretende afastar a ameaça de uma nova crise das dívidas soberanas que comprometa a sua política de luta contra a inflação.

Também a bolsa de Nova Iorque negociava hoje no 'vermelho' no início da sessão, com o índice principal Dow Jones a descer (pelas 14:45 de Lisboa) 2,37% para 29.943,46 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq recuava 2,60% para 10.818,26 pontos e o S&P500 caía 2,20% para 3.707,80 pontos.

AAT // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.