Subir salários até taxa de 2% não gera pressões inflacionistas - Centeno

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jun 2022 (Lusa) -- O governador do BdP acredita que subir os salários até à taxa de 2%, a meta de inflação do banco central, acompanhada por ganhos de produtividade não gera pressões inflacionistas, apesar de manter recomendação de cautela sobre as negociações salariais.

A posição do responsável do supervisor bancário português, Mário Centeno, foi transmitida hoje na conferência de imprensa de apresentação do boletim económico de junho, quando questionado sobre o tema.

"Não geram pressões inflacionistas subidas de salários, que sejam no máximo em termos nominais idênticas ao nosso objetivo de inflação no médio prazo, idealmente acrescidos de ganhos de produtividade", disse, apontando que o objetivo é que a inflação cresça 2% no médio prazo.

Para Centeno, "se esta regra for cumprida, não há razão para que efeitos de segunda ordem se façam sentir".

Contudo, o governador do BdP salientou que esta é uma resposta "analiticamente correta", que "depois pode não ter tradução política do ponto de vista das negociações concretas".

Mário Centeno ainda assim reiterou o pedido de "cautela" para atualizações salariais à taxa de inflação estimada para este ano, defendendo ainda que "aquilo que é a negociação salarial e a dinâmica da economia na criação de emprego têm proporcionado uma dinâmica de crescimento do rendimento disponível real".

Em maio, o governador já tinha defendido que "neste momento é importante ter muita cautela na avaliação daquilo que são as atualizações salariais", considerando que "não é uma matéria apenas para um semestre ou para um ano".

A subida dos salários tem sido reivindicada pelos sindicatos para fazer face à perda do poder de compra, devido ao aumento dos preços.

No entanto, no que toca a aumentos salariais intercalares dos funcionários públicos em 2022 para fazer face à escalada dos preços, o ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu, em abril, que essa decisão poderia agravar a inflação.

Também durante a conferência de imprensa de apresentação da proposta de OE2022, quando questionado sobre a possibilidade de aumentos salariais, o ministro das Finanças considerou que "seria um erro de grandes dimensões" alimentar a inflação através de "um motor interno".

Recentemente, defendeu o reforço da negociação coletiva para que haja ajustamento dos salários nominais ao crescimento dos preços.

Quando questionado hoje sobre a possibilidade de incumprimento pelas famílias nas prestações de crédito, Mário Centeno disse também hoje que o risco num contexto de subida de taxas de juro "é mais preocupante se vier acompanhado de subida do desemprego, coisa que não tem acontecido".

"Não vemos nenhum sinal de preocupação no sistema bancário", acrescentou.

AAT // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.