Mundial2022: Austrália bate Peru nos penáltis e está no Mundial pela sexta vez

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Al-Rayyan, Qatar, 13 jun 2022 (Lusa) -- A Austrália qualificou-se hoje pela sexta vez para o Mundial de futebol, ao bater o Peru por 5-4, no desempate por grandes penalidades, no 'play-off' intercontinental de apuramento para o Mundial2022 entre Ásia e América do Sul.

Em Al-Rayyan, no Qatar, e depois de 120 minutos sem golos, o guarda-redes Andrew Redmayne, entrado aos 119, foi o 'herói', ao parar o penálti de Alex Valera, qualificando os 'socceroos', que repetem as presenças de 1974, 2006, 2010, 2014 e 2018.

Os australianos têm como melhor classificação num Mundial o 14.º lugar de 1974, edição em que tombaram na primeira fase, enquanto em 2006, chegaram aos oitavos de final, fase em que perderam coma a Itália (0-1), fechando no 16.º posto.

Na fase final, a formação australiana vai ficar no Grupo D, juntamente com a campeão mundial em título França, a Dinamarca e a Tunísia, tendo estreia marcada para 22 de novembro, face aos gauleses.

Apesar de pertencer à Oceânia, a Austrália é a sexta seleção da zona asiática a conseguir a qualificação, juntando-se a Arábia Saudita, Coreia do Sul, seleção orientada pelo português Paulo Bento, Irão, Japão e ao anfitrião Qatar.

O maior contingente pertence à Europa, com 13 seleções, incluindo Portugal, que cumpre a oitava participação e sexta consecutiva, e também Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, País de Gales, Países Baixos, Polónia, Sérvia e Suíça.

Na fase final, também estão cinco seleções de África (Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia), quatro da América do Sul (Argentina, Brasil, Equador e Uruguai) e três da CONCACAF (Canadá, Estados Unidos e México).

A 32.ª e última vaga será para os vencedores do 'play-off' intercontinental entre a Costa Rica, quarta classificada da CONCACAF, e a Nova Zelândia, vencedora da Oceânia, que se defrontam na terça-feira, em Doha.

O Mundial de 2022 realiza-se no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.