DRCN dá parecer favorável condicionado a obra para sala de consumo assistido do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) afirmou hoje ter emitido um "parecer favorável condicionado" à empreitada onde será instalada a sala de consumo assistido no Porto, e que solicitou esclarecimentos à autarquia sobre o tratamento paisagístico.

"A Câmara Municipal do Porto submeteu, entretanto, um pedido de parecer à Direção Regional de Cultura do Norte, o qual foi já analisado e mereceu parecer favorável condicionado, tendo sido solicitados à Câmara Municipal do Porto mais esclarecimentos relativos ao tratamento paisagístico", afirmou.

Em resposta escrita à Lusa, a propósito do anúncio feito hoje pelo presidente da câmara, Rui Moreira, de que a sala de consumo assistido deverá estar concluída a 23 de junho, data em que será entregue ao consórcio "Um Porto Seguro", a DRCN disse aguardar "o aditamento ao processo por parte da Câmara Municipal".

Em 03 de junho, o jornal Público afirmava que a obra no terreno onde será instalada a sala de consumo assistido "avançou sem parecer obrigatório" da DRCN, entidade que "já pediu esclarecimentos" à autarquia, uma vez que a empreitada decorre dentro da zona especial de proteção de Serralves.

De acordo com o diário, a obra de preparação do terreno "carece, afinal, de um parecer prévio - algo que a Câmara do Porto nunca pediu e que, até ao arranque da intervenção, a DRCN estava convencida de que não seria necessário".

À Lusa, a Câmara do Porto esclareceu em 06 de junho que as operações urbanísticas promovidas pelo município "estão isentas de controlo prévio e de parecer prévio não vinculativo".

"Não obstante, aquando da elaboração do projeto, houve uma reunião técnica com a DRCN, na qual foi apresentado o projeto, sendo que a DRCN não colocou qualquer objeção", afirmou, adiantando que, entretanto, "e para que conste no processo", já consultou "formalmente" a DRCN e que esta entidade validou a solução apresentada.

Nessa resposta, a câmara afirmou ainda que no decorrer da empreitada, que exigiu uma vertente de "escavações considerável", foi encontrada "de forma inesperada" uma mina de estrutura granítica bastante antiga de águas pluviais, e que a mesma "obrigou à contratação de trabalhos complementares" e à articulação com a empresa municipal Águas e Energia do Porto para que fosse encontrada uma solução.

"Esta situação implicou que a conclusão da obra visse o seu prazo prolongado, considerando que estava previsto que ficasse concluída na primeira quinzena de junho", referiu.

As obras de preparação do terreno arrancaram a 28 de abril, adiantou o presidente da Câmara, numa sessão da Assembleia Municipal, sem prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.

A Câmara do Porto aprovou por unanimidade a atribuição de 270 mil euros ao consórcio 'Um Porto Seguro', liderado pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), para a gestão da sala de consumo assistido.

A estrutura, que ficará instalada na "Viela do Mortos", na zona de Serralves, deverá funcionar 10 horas por dia, sete dias por semana, em horário proposto pela entidade gestora e validado pela Comissão de Implementação, Acompanhamento e Avaliação.

A equipa deverá ser composta por profissionais em permanência, tais como dois enfermeiros, um técnico psicossocial e um educador de pares, reforçada com profissionais a tempo parcial, nomeadamente um psicólogo (sete horas por semana), um assistente social (sete horas por semana) e um médico (quatro horas por semana).

O espaço, que se dirige a utilizadores de substâncias psicoativas ilícitas, por via injetada e/ou fumada, contará com o apoio da Câmara do Porto no montante global de 650 mil euros.

O Programa de Consumo Vigiado do Município do Porto resulta da cooperação entre várias entidades, na sequência de um protocolo assinado em 2020 para a criação de respostas deste tipo na cidade.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.