Liga Nações: André Silva no lugar de Ronaldo, Vítor Ferreira estreia-se a titular

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Genebra, 12 jun 2022 (Lusa) -- O avançado André Silva e o médio Vítor Ferreira são hoje as grandes novidades no 'onze' da seleção portuguesa de futebol, que tem mais cinco mudanças para a visita à Suíça, do Grupo A2 da Liga das Nações.

Sem o 'capitão' Cristiano Ronaldo, o defesa Raphaël Guerreiro e o médio João Moutinho, que não viajaram para a cidade de Genebra, o selecionador luso, Fernando Santos, já tinha adiantado, em conferência de imprensa, que iria apostar no guardião da Roma, ao invés de Diogo Costa, e no lateral do Paris Saint-Germain, por troca com Guerreiro.

Uma das maiores - mas já esperada - surpresas no 'onze' acaba por ser André Silva, que não saiu do 'banco' nas vitórias diante dos suíços (4-0) e checos (2-1), ambas em Lisboa, voltando hoje a ser aposta inicial, tal como aconteceu em Sevilha, contra a Espanha (1-1), face à ausência do avançado do Manchester United.

Por sua vez, o médio Vítor Ferreira vai cumprir a sua terceira internacionalização 'AA', mas a primeira como titular, ocupando o lugar de William Carvalho, ao lado do repetente Rúben Neves e de Bruno Fernandes, que rende Bernardo Silva.

Na frente de ataque, vão fazer companhia a André Silva o extremo Rafael Leão e Otávio, que não tinha sido lançado conta os checos, por troca com Diogo Jota e Gonçalo Guedes, respetivamente.

Assim, no Estádio de Genebra, a equipa vencedora da primeira edição prova em 2019 vai alinhar com Rui Patrício na baliza, atrás de um quarteto defensivo composto por João Cancelo, Pepe, Danilo -- os três totalistas lusos na prova - e Nuno Mendes.

Rúben Neves, Vítor Ferreira e Bruno Fernandes ocuparão a zona central do terreno, enquanto Otávio, Rafael Leão e André Silva vão formar o tridente ofensivo.

Já os helvéticos, liderados por Murat Yakin, vão começar o jogo com Omlin, Widmer, Akanji, Elvedi, Rodríguez, Freuler, Xhaka, Sow, Shaqiri, Embolo e o benfiquista Seferovic.

Após três de seis jornadas, Portugal lidera o Grupo A2, com sete pontos, contra cinco da Espanha, segunda colocada, quatro da República Checa, terceira, e nenhum da Suíça.

O segundo duelo da 'poule' entre Portugal e Suíça está agendado para 20:45 locais (19:45 em Lisboa) e será dirigido pelo croata Fran Jovic.

Depois da partida em Genebra, a formação das 'quinas' cumprirá os últimos dois encontros no Grupo A2 em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, perante os espanhóis.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.

AJC // MO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.