Uma jóia perdida em Trás-os-Montes. Ruína do Monóptero de São Gonçalo gera preocupação

Uma jóia perdida em Trás-os-Montes. Ruína do Monóptero de São Gonçalo gera preocupação
| Norte
Porto Canal

O Monóptero de São Gonçalo, construído no século XVIII, em Mogadouro, Braga, foi considerado Monumento de Interesse Público. Ao que o Porto Canal sabe, o monóptero de São Gonçalo está localizado em propriedade privada, sem acesso para visitas e, encontra-se em estado de degradação e completo abandono. 

Perante o seu estado de abandono e degradação, o monumento já foi alvo de vários comentários e numa publicação na rede social Facebook, o Movimento Cultural Terra de Miranda alertou para o estado de abandono e pediu às entidades competentes, como o "Município, a Junta de Freguesia, a Assembleia Municipal e as forças vivas do Concelho" que "exigissem do Poder Central uma atenção especial para a salvaguarda do Monumento", visto que se o monumento se encontra em propriedade privada.

"O Monumento Classificado como de Interesse Público, está localizado em propriedade privada, encontra-se em completo abandono e adiantado estado de degradação, sem acessos que permitam a visita do mesmo, perante a incúria do Ministério da Cultura e da Delegação Regional do Ministério da Cultura do Norte", explicou o Movimento Cultural Terra de Miranda numa publicação do Facebook.

 

O Monóptero de São Gonçalo, construído no século XVIII, em Mogadouro, é considerado Monumento de Interesse Público.

Localizado em propriedade privada e sem acessos para visitas, encontra-se agora em estado de degradação e completo abandono. pic.twitter.com/mjCtW5FoU5

— Porto Canal (@PortoCanalpt) June 12, 2022

 

 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.