Uma jóia perdida em Trás-os-Montes. Ruína do Monóptero de São Gonçalo gera preocupação

Uma jóia perdida em Trás-os-Montes. Ruína do Monóptero de São Gonçalo gera preocupação
| Norte
Porto Canal

O Monóptero de São Gonçalo, construído no século XVIII, em Mogadouro, Braga, foi considerado Monumento de Interesse Público. Ao que o Porto Canal sabe, o monóptero de São Gonçalo está localizado em propriedade privada, sem acesso para visitas e, encontra-se em estado de degradação e completo abandono. 

Perante o seu estado de abandono e degradação, o monumento já foi alvo de vários comentários e numa publicação na rede social Facebook, o Movimento Cultural Terra de Miranda alertou para o estado de abandono e pediu às entidades competentes, como o "Município, a Junta de Freguesia, a Assembleia Municipal e as forças vivas do Concelho" que "exigissem do Poder Central uma atenção especial para a salvaguarda do Monumento", visto que se o monumento se encontra em propriedade privada.

"O Monumento Classificado como de Interesse Público, está localizado em propriedade privada, encontra-se em completo abandono e adiantado estado de degradação, sem acessos que permitam a visita do mesmo, perante a incúria do Ministério da Cultura e da Delegação Regional do Ministério da Cultura do Norte", explicou o Movimento Cultural Terra de Miranda numa publicação do Facebook.

 

O Monóptero de São Gonçalo, construído no século XVIII, em Mogadouro, é considerado Monumento de Interesse Público.

Localizado em propriedade privada e sem acessos para visitas, encontra-se agora em estado de degradação e completo abandono. pic.twitter.com/mjCtW5FoU5

— Porto Canal (@PortoCanalpt) June 12, 2022

 

 

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.