Uma jóia perdida em Trás-os-Montes. Ruína do Monóptero de São Gonçalo gera preocupação

Uma jóia perdida em Trás-os-Montes. Ruína do Monóptero de São Gonçalo gera preocupação
| Norte
Porto Canal

O Monóptero de São Gonçalo, construído no século XVIII, em Mogadouro, Braga, foi considerado Monumento de Interesse Público. Ao que o Porto Canal sabe, o monóptero de São Gonçalo está localizado em propriedade privada, sem acesso para visitas e, encontra-se em estado de degradação e completo abandono. 

Perante o seu estado de abandono e degradação, o monumento já foi alvo de vários comentários e numa publicação na rede social Facebook, o Movimento Cultural Terra de Miranda alertou para o estado de abandono e pediu às entidades competentes, como o "Município, a Junta de Freguesia, a Assembleia Municipal e as forças vivas do Concelho" que "exigissem do Poder Central uma atenção especial para a salvaguarda do Monumento", visto que se o monumento se encontra em propriedade privada.

"O Monumento Classificado como de Interesse Público, está localizado em propriedade privada, encontra-se em completo abandono e adiantado estado de degradação, sem acessos que permitam a visita do mesmo, perante a incúria do Ministério da Cultura e da Delegação Regional do Ministério da Cultura do Norte", explicou o Movimento Cultural Terra de Miranda numa publicação do Facebook.

 

O Monóptero de São Gonçalo, construído no século XVIII, em Mogadouro, é considerado Monumento de Interesse Público.

Localizado em propriedade privada e sem acessos para visitas, encontra-se agora em estado de degradação e completo abandono. pic.twitter.com/mjCtW5FoU5

— Porto Canal (@PortoCanalpt) June 12, 2022

 

 

+ notícias: Norte

Viaturas de adeptos croatas vandalizadas na Trofa. Veja as imagens

Pelo menos sete viaturas com matrícula da Croácia e outras nacionalidades, como Bósnia, foram vandalizadas esta tarde, junto da Estação Ferroviária da Trofa. As viaturas pertencem a adeptos do Hajduk Split, clube que esta tarde defrontou o Vitória, em Guimarães.

Entre os danos, contam-se vários vidros partidos e pneus furados.

Jornalistas agredidos por adeptos do Hajduk Split em Guimarães

Jornalistas e repórteres de imagem foram agredidos esta noite, cerca das 20:05, durante a saída dos adeptos do Hajduk Split do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Através das imagens da Sporttv, que se encontrava em direto, é possível ver alguns jornalistas e repórteres de imagem a serem alvo de pontapés e outras agressões por parte da claque croata.

Utentes da CERCI Braga em risco de ficarem sem apoio 

A CERCI de Braga pode ter de fechar as duas residências para pessoas com deficiência intelectual viverem de forma mais autónoma. Em causa está a falta de acordo de cooperação com a Segurança Social.