Greve da CP suprime 48% dos comboios 

Greve da CP suprime 48% dos comboios 
| País
Porto Canal com Lusa

A greve dos trabalhadores da CP (Comboios de Portugal) suprimiu 107 comboios, sobretudo urbanos de Lisboa, entre as 00:00 e as 10:00, indicou fonte oficial da empresa à Lusa.

"Das 00:00 às 10:00: 113 comboios realizados, 107 suprimidos (48% de supressões)", adiantou fonte oficial da CP, em resposta à Lusa.

De acordo com a empresa, entre as supressões contabilizam-se 71 comboios urbanos de Lisboa, 25 regionais e 11 de longo curso.

A greve dos revisores e dos trabalhadores de bilheteiras da CP, a Sul de Pombal, encerrou hoje entre 85% a 90% das bilheteiras, indicou, por sua vez, o dirigente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), Luís Bravo, à Lusa.

Para o dia 23 de junho está também agendada uma greve de 24 horas para os trabalhadores ferroviários operacionais, a norte de Pombal.

A CP já tinha alertado que a circulação de comboios da empresa deverá ter perturbações "significativas nos dias 12, 13 e 16 de junho devido a greve.

Desde o início do mês tem estado a decorrer uma greve dos trabalhadores da CP ao trabalho extraordinário e aos feriados, que se prolonga até ao final do mês.

Em 16 de maio, a CP anunciou que chegou a um acordo com 12 sindicatos, para revisão do Acordo de Empresa, ficando de fora três estruturas.

Do acordo alcançado resultou o aumento salarial de 0,9%, com efeitos retroativos em 01 de janeiro de 2022, a uniformização do subsídio de refeição para 7,74 euros e a integração dos trabalhadores da ex-EMEF na tabela salarial da CP, com efeitos retroativos ao primeiro dia do ano.

O entendimento prevê ainda a aplicação aos trabalhadores da ex-EMEF das regras consagradas no Acordo de Empresa da CP relativamente à organização do trabalho, abonos e variáveis retributivas.

A empresa referiu que aos clientes que já tenham adquirido bilhete para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, será permitido o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.