Blatter e Platini julgados na Suíça

| Desporto
Porto Canal

Blatter e Platini começaram a ser julgados pela justiça suíça.

Os antigos presidentes da FIFA e da UEFA respondem por suspeita de fraude, gestão danosa, abuso de confiança e falsificação de documentos.

Sete anos depois do escândalo que pôs fim às suas carreiras, os ex-presidentes da UEFA, Michel Platini, e da FIFA, Joseph Blatter, começaram a ser julgados esta quarta-feira na Suíça por suspeitas de fraude, gestão danosa, abuso de confiança e falsificação de documentos.

O caso remonta a 2015, com os dois ex-dirigentes a serem suspeitos de combinar o pagamento ilícito de 1,8 milhões de euros por parte da FIFA ao então dirigente máximo da UEFA.

Platini terá recebido a quantia em 2011, alegadamente, pelos serviços prestados como conselheiro de Blatter entre 1998 e 2002.

Ambos justificaram o pagamento tão diluído no tempo com o facto de as finanças da FIFA, na altura, não permitirem remunerações tão elevadas como as acordadas entre os dois envolvidos.

O caso já foi julgado nas instâncias desportivas e Blatter, que renunciou à presidência da FIFA em 2015, acabou suspenso por seis anos de qualquer atividade ligada ao futebol, por "abuso de posição", "conflito de interesses" e "má gestão". Já Platini recebeu uma punição de quatro anos.

O interrogatório a Joseph Blatter, que arrancou esta quarta-feira, no Tribunal de Bellinzona, na Suíça, foi adiado esta em virtude do frágil estado de saúde apresentado pelo antigo presidente da FIFA, de 86 anos, tendo sido retomado esta quinta-feira.

As audiências do ex-líder da FIFA entre 1998 e 2015, e Platini, antiga estrela na década de 1980 da seleção francesa e da Juventus, vão prolongar-se até ao dia 22 de junho e a sentença é esperada para 8 de julho.

Segundo a legislação suíça, se forem condenados, os antigos dirigentes podem enfrentar penas de prisão até cinco anos.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Sporting

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Sporting (sábado, 20h00 FC Porto TV/Porto Canal), referente à terceira ronda da fase final do campeonato Andebol 1.

Joana Resende: "É preciso querer muito esta vitória"

O fator casa tem prevalecido na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a eliminatória, disputada à melhor de cinco e empatada 1-1, está de regresso ao Dragão Arena. No jogo 1, o FC Porto venceu por 3-1, mas o PV Colégio Efanor aplicou a mesma receita no Jogo 2 e as duas equipas vão reencontrar-se com uma vitória cada. Na projeção do encontro que se disputa esta quinta-feira (18h00, FC Porto TV/Porto Canal), Joana Resende falou de “um dia menos bem conseguido” no passado domingo, mas garantiu que as portistas estão preparadas para dar uma resposta forte. “A lotação já está esgotada e sei que os nossos adeptos vêm em força, por isso peço-lhes para fazerem muito barulho e para acreditarem tanto como nós”, acrescentou a capitã das tricampeãs nacionais.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.