Vila Nova de Famalicão é “Autarquia do Ano” pela sua ação social no combate ao Covid-19

Vila Nova de Famalicão é “Autarquia do Ano” pela sua ação social no combate ao Covid-19
| Norte
Porto Canal

E o prémio de Autarquia do Ano vai para...Vila Nova de Famalicão. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi distinguida, esta quarta-feira, com o prémio “Autarquia do Ano” pela sua ação no combate à Covid-19 na dimensão social, através das medidas implementadas no território durante o ano de 2021. 

A entrega do galardão decorreu em Lisboa, tendo o município de Vila Nova de Famalicão estado representado pelo vice-presidente da Câmara, Ricardo Mendes, e pela vereadora para a Saúde Pública, Sofia Fernandes.

O Prémio Autarquia do Ano, atribuído pela Lisbon Awards Group numa parceria com o jornal ECO, nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

O galardão foi atribuído na sequência de uma candidatura apresentado pela autarquia, que foi sujeita a avaliação de um grupo de jurados composto por personalidades da sociedade civil, que se distinguiram pelo seu percurso cívico, académico e profissional.

O júri valorizou a implementação do plano de reação à situação epidémica e de intervenção social e económica que a Câmara desenvolveu com 30 medidas que se mantiveram ativas ao longo de todo o ano de 2021, e ao qual foram acrescentadas outras medidas, projetos de intervenção e apoios diversos, ajustando a reação às consequências da pandemia à própria evolução desta no território, no país, na Europa e no mundo. O plano foi construído em 3 dimensões essenciais, a saber: - Mitigação socioeconómica; - Reação à situação pandémica; - Proteção social à população.

Esta foi a 3ª edição do Prémio Autarquia do Ano.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.