PSD: Presidente da Câmara da Trofa será candidato à liderança da Distrital do Porto

| Norte
Porto Canal

A liderança da Distrital do Porto do PSD está na iminência de mudar de mãos. O Porto Canal sabe que o presidente da Câmara Municipal da Trofa será um dos candidatos. As eleições para órgãos locais deveriam acontecer em julho, mas a atual direção decidiu esperar pelo Congresso Nacional do Partido e pelo final do verão para escolher um novo líder.

Atualizado 07-06-2022 23:42

Sérgio Humberto vai ser candidato à liderança da distrital do Porto do Partido Social Democrata. Ao que o Porto Canal apurou o presidente da Câmara da Trofa terá o apoio da maioria das concelhias e de grandes nomes do partido.

Aires Pereira, presidente do município da Póvoa de Varzim, também apontado como candidato à liderança da distrital não deverá avançar, apoiando assim candidatura de Sérgio Humberto. O Porto Canal sabe também que Marco António Costa, antigo líder da distrital e ex-secretário de Estado do Governo de Pedro Santana Lopes vai ser outro dos apoiantes do autarca da Trofa na candidatura à liderança aos órgãos distritais do PSD.
Contactado pelo Porto Canal Sérgio Humberto diz que, para já, prefere não comentar os rumores mas promete novidades para o mês de julho.

Do outro lado da disputa aponta-se para Paulo Rios. Contactado pelo Porto Canal o deputado garante que só avança em circunstâncias especiais, mas não nega o mau estar na distrital do Porto, onde diz haver uma grande vontade de mudança.

No entanto, a renovação da estrutura só deverá acontecer em setembro, já que, o atual presidente decidiu prolongar o mandato.

Ao abrigo dos estatutos do partido, a Comissão Política tem 60 dias para marcar o ato eleitoral e por isso a direção vai continuar em funções até setembro. Desta forma vai deixar passar o congresso do partido e as férias de verão para escolher um novo líder.

As eleições para os órgãos distritais do PSD Porto ficam assim agendadas para a segunda quinzena de setembro.
Alberto Machado, atual presidente do organismo, não descarta a possibilidade de uma recandidatura. A decisão só deverá ser conhecida depois do congresso dos sociais democratas, que acontece nos dias 2 e 3 de julho no Coliseu do Porto.

 

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.