PSD: Presidente da Câmara da Trofa será candidato à liderança da Distrital do Porto

| Norte
Porto Canal

A liderança da Distrital do Porto do PSD está na iminência de mudar de mãos. O Porto Canal sabe que o presidente da Câmara Municipal da Trofa será um dos candidatos. As eleições para órgãos locais deveriam acontecer em julho, mas a atual direção decidiu esperar pelo Congresso Nacional do Partido e pelo final do verão para escolher um novo líder.

Atualizado 07-06-2022 23:42

Sérgio Humberto vai ser candidato à liderança da distrital do Porto do Partido Social Democrata. Ao que o Porto Canal apurou o presidente da Câmara da Trofa terá o apoio da maioria das concelhias e de grandes nomes do partido.

Aires Pereira, presidente do município da Póvoa de Varzim, também apontado como candidato à liderança da distrital não deverá avançar, apoiando assim candidatura de Sérgio Humberto. O Porto Canal sabe também que Marco António Costa, antigo líder da distrital e ex-secretário de Estado do Governo de Pedro Santana Lopes vai ser outro dos apoiantes do autarca da Trofa na candidatura à liderança aos órgãos distritais do PSD.
Contactado pelo Porto Canal Sérgio Humberto diz que, para já, prefere não comentar os rumores mas promete novidades para o mês de julho.

Do outro lado da disputa aponta-se para Paulo Rios. Contactado pelo Porto Canal o deputado garante que só avança em circunstâncias especiais, mas não nega o mau estar na distrital do Porto, onde diz haver uma grande vontade de mudança.

No entanto, a renovação da estrutura só deverá acontecer em setembro, já que, o atual presidente decidiu prolongar o mandato.

Ao abrigo dos estatutos do partido, a Comissão Política tem 60 dias para marcar o ato eleitoral e por isso a direção vai continuar em funções até setembro. Desta forma vai deixar passar o congresso do partido e as férias de verão para escolher um novo líder.

As eleições para os órgãos distritais do PSD Porto ficam assim agendadas para a segunda quinzena de setembro.
Alberto Machado, atual presidente do organismo, não descarta a possibilidade de uma recandidatura. A decisão só deverá ser conhecida depois do congresso dos sociais democratas, que acontece nos dias 2 e 3 de julho no Coliseu do Porto.

 

+ notícias: Norte

Porto: o caos no trânsito e os cinco principais pontos críticos da cidade

O trânsito no Porto pode ser uma dor de cabeça para quem tem de atravessar a cidade. Ao longo dos anos, o número de veículos em circulação nas principais vias da cidade tem aumentado, o que faz com que a rede fique congestionada. A travessia do rio Douro é exemplo do caos que podem ser as horas de ponta, mas não é o único.

Eduardo Vítor Rodrigues defende que metro na Ponte da Arrábida "não faz sentido absolutamente nenhum"

O presidente da Câmara de Gaia disse, esta sexta-feira, compreender as dúvidas colocadas pelo homólogo do Porto sobre a nova ponte do metro, nomeadamente no que diz respeito à inserção urbanística nas margens, lembrando que nenhum dos dois pretende "remendos". No que diz respeito às alternativas que têm sido sugeridas, especialmente uma eventual inserção da futura linha Rubi na Ponte da Arrábida, o autarca gaiense considera não fazerem "sentido nenhum" e que até "iria desvirtuar aquilo que o metro significa".

Tribunal confirma condenação de comentador da BTV por insultos a Pinto da Costa

O Tribunal da Relação do Porto manteve a condenação de Pedro Abreu Rocha por insultos proferidos contra Jorge Nuno Pinto da Costa numa emissão do programa Lanças Apontadas, da Benfica TV, a 21 de novembro de 2018. O advogado foi condenado a pagar uma multa de 2.000 euros e 5.000 euros a título de indemnização.