Portugal e São Tomé e Príncipe cooperam na segurança da exploração petrolífera

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 mai 2022 (Lusa) -- Portugal e São Tomé e Príncipe vão constituir uma comissão para analisar as ações de ajuda ao país africano na segurança de infraestruturas ligadas ao petróleo, numa altura em que avança a perfuração petrolífera na Zona Económica Exclusiva são-tomense.

A informação foi avançada pelo ministro da Justiça, Administração Interna e Direitos Humanos são-tomense, Cilcio Bandeira dos Santos, no final da assinatura de um programa de cooperação com Portugal na área da segurança e proteção civil, que decorreu em Lisboa.

No final do evento, Cilcio Bandeira dos Santos manifestou a intenção de contar com Portugal ao lado de São Tomé e Príncipe nessa nova etapa da vida do país, a qual chegará com o usufruto do petróleo, cuja primeira perfuração ocorreu em abril.

A pensar nesse tema, o ministro são-tomense manifestou a intenção de ser criada uma comissão que envolva responsáveis dos dois países para "estudar, analisar e propor as ações a ter em conta para que seja assegurada a máxima tranquilidade possível e alcançado o efeito almejado e as aspirações em torno desse recurso" energético.

O ministro da Administração Interna português, José Luís Carneiro, o outro subscritor do programa, garantiu a disponibilidade de Portugal para mais esse apoio.

O governante disse que o seu congénere são-tomense já tinha solicitado, antes da assinatura do documento, que uma parte da formação das forças de segurança se concentrasse especificamente na "segurança de infraestruturas críticas de São Tomé e Príncipe, nomeadamente no domínio de recursos energéticos".

São Tomé e Príncipe iniciou em abril a primeira perfuração petrolífera na sua Zona Económica Exclusiva (ZEE), num bloco detido pelas empresas Shell e Galp.

SMM // LFS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.